Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Queimadas no Pantanal: Corpo...

Queimadas no Pantanal: Corpo de Bombeiros de Santa Catarina recepciona equipe e realiza balanço da primeira etapa da Operação

Após 15 dias dedicados ao combate às chamas no Pantanal sul-mato-grossense, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) retornou ao Estado nesta sexta-feira, 13.

Os 20 combatentes foram deslocados ao Mato Grosso do Sul a pedido do governador Jorginho Mello, em um ato de apoio ao governo do MS. O envio de uma nova equipe para dar continuidade aos trabalhos já foi autorizado.
Segundo a Unesco, o Pantanal é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, sendo um bioma que abriga 3,5 mil espécies de plantas, 325 espécies de peixes, 53 de anfíbios, 98 de répteis, 656 de aves e 159 mamíferos.

Este ano, a região enfrenta a pior estiagem dos últimos 75 anos, o que tem favorecido os incêndios florestais.
Com temperaturas que ultrapassam os 40ºC, baixa umidade e fortes rajadas de vento, os bombeiros catarinenses atuaram no combate às chamas em mais de 70 mil hectares, em três municípios do MS.

De acordo com o tenente-coronel do CBMSC Zevir Aníbal Cipriano Júnior, coordenador técnico da Operação Pantanal, o trabalho dos bombeiros catarinenses tem sido essencial para conter o avanço das chamas e proteger as áreas de conservação do bioma Pantanal e as comunidades locais:

SONORA

A missão desta primeira equipe ocorreu em três áreas do Pantanal sul-mato-grossense. Inicialmente, o combate foi em Aquidauana, onde os bombeiros permaneceram por sete dias enfrentando focos de incêndio.

Após o controle das frentes de fogo na região, a equipe foi dividida em dois grupos, cada um composto por 10 bombeiros e três veículos 4×4.

O capitão Ricardo Bianchi, que comanda esta primeira equipe comentou que uma nova deve ser enviada nos próximos dias para seguir com a operação:

SONORA

O revezamento dos combatentes já foi autorizado pelo Governo do Estado. Uma nova equipe, também composta por 20 bombeiros e seis viaturas, deverá se deslocar agora ao estado de Mato Grosso na próxima semana.

Desta vez, os combatentes integrarão a Força Nacional, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support