Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Serviços estaduais voltam ao...

Serviços estaduais voltam ao normal em Caçador a partir da próxima segunda-feira

Com os estragos causados pela chuva na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador, os serviços ao cidadão oferecidos pelo governo do Estado ficaram comprometidos na região. A previsão é que os atendimentos voltem ao normal a partir da próxima segunda-feira, dia 20.

Foto: Divulgação/Defesa Civil

O Instituto Geral de Perícias (IGP) teve equipamentos e documentos danificados e a emissão de carteiras de identidade foi suspensa esta semana. O serviço será regularizado na segunda-feira. “Pedimos a compreensão da população. Sabemos que o documento é essencial, mas precisamos de equipamentos para confeccioná-los. Alguns computadores já estão chegando e na segunda-feira esse serviço volta a ser oferecido à população”, explicou o médico responsável no IGP João Gomes Soares. Outros serviços como exame de corpo de delito estão sendo realizados na Delegacia Regional.

A sede regional da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) em Caçador também fica no prédio da SDR. A fundação teve 15 computadores, mesas, cadeiras e todos os móveis perdidos, além de documentos e licenças ambientais comprometidos. São mais de 6 mil processos danificados.

A Fatma voltará a atender com o protocolo na próxima terça-feira, 21, e em 15 dias voltará a analisar e despachar processos. “Nos próximos dois meses, vamos trabalhar com algumas limitações e pedimos a compreensão da população. Um novo local já está sendo analisado para locação e em breve a Fatma estará instalada em novo endereço”, disse o gerente regional Dario Francio.

Francio explicou ainda que a Fatma está negociando com a Procuradoria Geral para que seja feito um decreto para prorrogação de alguns prazos. “Tem muitas licenças vencendo e muitos documentos que não vamos conseguir recuperar, precisamos de mais tempo e estamos tentando prorrogar esses prazos, ajudando o nosso trabalho e as empresas que dependem de nós”, finalizou.

A SDR ainda não calculou todos os prejuízos com a chuva, mas adianta que todo material das gerências de Agricultura e Turismo foi perdido, desde móveis, computadores até documentos. Nesta parte do prédio, uma parede foi arrancada e as janelas arrebentadas com a força da água.

No pátio da SDR, a água cobriu os 10 automóveis do governo do Estado que estavam estacionados. O depósito também foi tomado pela água destruindo boa parte do material escolar que seria distribuído em 2014. “Tínhamos grande quantidade de papel A4, sabão em pó, produtos de limpeza e higiene, além de material didático que não conseguiremos recuperar. Alguns produtos com embalagem plástica estão passando por limpeza e serão aproveitados, mas muita coisa se perdeu”, afirmou o gerente de educação Renato Vogel.

Apesar das perdas, o gerente de educação ressaltou que o cronograma das aulas está mantido e o início do ano letivo será dia 13 de fevereiro. “Não tivemos nenhuma escola severamente atingida, apenas o muro da escola Naya Gonzaga, fato que não irá atrapalhar o andamento das atividades e o inicio do ano letivo”, completou.

O coordenador da Defesa Civil Anderson Carlos Veríssimo também afirmou que a SC-135, no distrito de Ipoméia, já está liberada, mas o trafego no local é lento e merece atenção dos motoristas. “O município de Rio das Antas foi autorizado pelo Deinfra e pela Defesa Civil para realizar o reparo necessário. Com isso, em poucos dias a pista será totalmente liberada, sem oferecer riscos”, ressaltou.

Reunião com governador
Nesta quinta-feira, 16, o secretário regional de Caçador, Francisco Stefanes, participa de uma reunião em Lages com o governador Raimundo Colombo. Na ocasião, será entregue um documento com todos os dados e fotos dos prejuízos na secretaria. “Vamos entregar este documento em mãos para o governador e para o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini”, disse.

Informações adicionais:
Aline Ceccatto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Caçador
E-mail: comunicacao@cdr.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3561-5905 / 99173-3024

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support