Governador vistoria obras na Barragem Sul, em Ituporanga
O governador Raimundo Colombo, acompanhado do secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, visitou, nesta segunda-feira, 23, a Barragem Sul, em Ituporanga. O objetivo foi acompanhar o andamento das obras de sobrelevação que terão investimentos na ordem de R$ 20 milhões. “Obras da Defesa Civil para nós são essenciais, pois o povo sofreu muito durante as últimas enchentes. Com este investimento vamos proporcionar mais segurança para todo o Alto Vale do Itajaí”, disse Colombo.
Uma comitiva formada pelo secretário regional da SDR Ituporanga, Elias Souza; diretor-geral, Max Franklin Schelter; gerente de Administração, Fabrício Beschinock; gerente de Infraestrutura, Alexandre Schaffer; presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann; prefeito de Ituporanga, Arno Alex Zimmermann Filho; presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Farias e o operador José Lenzi acompanhou o governador durante a vistoria ao canteiro de obras.
Além da sobrelevação do vertedouro em dois metros, o que irá aumentar a capacidade de retenção de 97,5 para 110 milhões de metros cúbicos de água, um canal extravasor também será construído. “Esse canal terá a capacidade de escoar, de uma só vez, o mesmo volume de água que passa pelas cinco comportas quando estão abertas”, explicou o operador da Barragem Sul, José Lenzi.
“Nós estamos felizes, pois vimos muitas máquinas e muita gente trabalhando. Hoje é o dia 23, quando tá quase todo mundo parando, mas aqui as obras seguem num ritmo muito bom, tanto que se fala até em antecipar o prazo de entrega”, comentou Colombo, complementando em seguida: “Nós vamos investir mais de R$ 600 milhões na contenção de enchentes. Metade desse valor será do governo federal e a outra metade investimento do governo do Estado”.
{article Adilson Turnes – SDR Ituporanga}{text}{/article}