Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Bombeiros encerram simulado em...

Bombeiros encerram simulado em áreas de deslizamento de terra

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) encerrou nesta terça-feira, 5, em São José, na Grande Florianópolis, o simulado de operações em áreas deslizadas de sua Força-Tarefa, grupo especializado e equipado para intervenções em eventos adversos extremos.

Foto: Felipe Rosa/BM

>>> Mais imagens na galeria de fotos

Mais de 100 Bombeiros Militares de diferentes regiões do Estado estiveram mobilizados nos três dias de treinamento, em que foram avaliadas a capacidade operacional e técnica das equipes especializadas em operações de busca, resgate e salvamento em áreas deslizadas. O exercício fez parte do calendário de certificações da Força-Tarefa da Corporação, criada em 2011 para aprimorar a capacidade de resposta da instituição às ocorrências de maior proporção.

“Estamos evoluindo a cada exercício, desde a agilidade de acionamento e deslocamento das equipes até as técnicas operacionais utilizadas em cada tipo de ocorrência que podemos enfrentar”, analisa o Comandante da Força-Tarefa e Subcomandante-Geral da Corporação, Coronel BM Gladimir Murer, sobre o primeiro dos cinco exercícios do grupo realizado no período noturno e na área de deslizamentos.

A Força-Tarefa é composta por grupos de Bombeiros Militares distribuídos nos Batalhões pelo Estado especialmente treinados e que possuem recursos próprios para atuação em eventos adversos de maior proporção como enchentes, incêndios florestais e deslizamentos. Os exercícios de certificação anteriores avaliaram o desempenho do grupo nestes tipos de cenário.

“Outros Estados têm uma estrutura parecida com a de Santa Catarina para a resposta a desastres, mas nós estamos um passo a frente fazendo com que o grupo efetivamente esteja operacionalizado”, disse o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira, referindo-se aos constantes e diferentes exercícios de certificação em que a capacidade operativa dos grupos da Força-Tarefa é colocada sob avaliação.

Mais informações
Soldado BM Felipe Rosa
Assessoria de Imprensa – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
(48) 3251-9614 / (48) 8843-4427