Divisão de Proteção Animal da Polícia Civil atende mais de mil ocorrências na Grande Florianópolis
Em menos de seis meses, a Divisão de Proteção Animal (DPA) já atendeu 1134 denúncias de maus-tratos contra animais na Grande Florianópolis. As denúncias chegam pelo whatsapp, pelo site da Polícia Civil e são investigadas por uma equipe especializada. A atuação da Divisão de Proteção Animal abrange 13 municípios da região metropolitana.
“Essa Divisão de Proteção Animal veio ao encontro de um apelo social por um olhar mais atento à causa animal. Justamente, em razão dessa mudança de pensamento da sociedade com relação ao papel do animal nas nossas famílias. Hoje o animalzinho ele é visto como um membro da família e não mais como um objeto como era visto, muitas vezes, antigamente”, reforçou Mardjoli Adorian Valcareggi, delegada da Divisão de Proteção Animal.
:: Assista ao vídeo sobre o trabalho da Delegacia de Proteção Animal
As denúncias chegam para a polícia com registros em fotos e vídeos. A equipe da DPA apura os fatos e vai no local verificar as condições em que se encontram os animais. De março até o final de agosto, a Polícia Civil instaurou 70 inquéritos policiais. Neste mesmo período foram feitos nove autos de prisões em flagrante e 384 animais foram resgatados.
“A gente percebe que essa atuação da DPA é feedback para a sociedade que contribui para denúncias. E nós conseguimos também conscientizar as pessoas do que é, realmente, maus-tratos. Porque muitas pessoas, elas precisam de orientação”, acrescentou a diretora de Polícia da Grande Florianópolis, Michele Alves Correa Rebelo.
A equipe da DPA também participa de eventos de adoção, palestras em escolas e universidades, além da participação em operações policiais envolvendo outras instituições.