Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Assistência Social continua com...

Assistência Social continua com ações do mês de enfrentamento à violência contra a mulher

Nesta semana a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) segue com a programação do mês de enfrentamento à violência contra a mulher, o Agosto Lilás. O objetivo é combater a violência doméstica em todas as suas formas, promover a igualdade de gênero e respeito aos direitos humanos. Para os próximos dias estão previstos uma blitz informativa, uma roda de conversa com a população quilombola e um seminário estadual sobre o tema.

Nesta quinta-feira, 17, está prevista a blitz educativa na Capital com distribuição de material informativo sobre violência contra a mulher em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen). A ação ocorre das 12h às 17h em parceria com a Assessoria de Políticas para Mulheres e Igualdade de Gênero da Prefeitura de Florianópolis.

Já no sábado, 19 de agosto, é a vez de uma roda de conversa com o tema “A mulher quilombola e o enfrentamento à violência contra as mulheres” no quilombo Toca de Santa Cruz, em Paulo Lopes, às 9h30.

Na próxima semana, dia 25 de agosto, numa ação conjunta com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), ocorre o Seminário Estadual sobre Violência Doméstica Contra as Mulheres, no Auditório Ministro Teori Zavascki , no TJSC. “Na SAS já realizamos no dia a dia ações voltadas às mulheres e combate à violência, mas no Agosto Lilás estamos intensificando, principalmente o debate e a conscientização junto a toda a comunidade para que os números da violência contra a mulher diminuam, eles que não combinam com um estado como Santa Catarina”, disse a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

Agosto Lilás

Em Santa Catarina a campanha Agosto Lilás foi instituída por meio do Decreto nº 201, de 8 de agosto de 2019, e visa “sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha”. O mês de agosto foi escolhido para a campanha porque no dia 7 desse mês é comemorado o aniversário da Lei, que entrou em vigor em 2006.

 A legislação leva o nome de Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher que foi vítima de violência doméstica por parte do ex-marido e que se tornou um símbolo na luta contra a violência de gênero no Brasil. De acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Luciane Lemos / Ascom SAS
Arte: Gabriela Nicolini/ SAS
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support