Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Santa Catarina sedia reunião...

Santa Catarina sedia reunião para discutir projeto piloto que vai mapear a costa brasileira

Santa Catarina foi sede de uma reunião para discutir a primeira etapa do Planejamento Espacial Marinho (PEM), para unir as diversas atividades na região costeira e oceânica.

O encontro, que aconteceu nesta quinta-feira, 3, foi organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e contou com a presença de representantes de órgãos ambientais do Rio Grande do Sul, Paraná, além da Marinha do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

O Planejamento Espacial Marinho (PEM) tem o objetivo de mapear o potencial ambiental, social e econômico da costa marítima brasileira. O projeto piloto vai começar pelo Sul do País, que engloba os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O mapeamento contará com recursos do BNDES para ter sua primeira etapa realizada.
O governador Jorginho Mello destaca que o PEM é importante para conhecer as potencialidades na área ambiental, social e econômica do Estado. Assim será possível obter dados para gerenciar de forma consciente e sustentável os nossos recursos, como as energias renováveis, transporte marítimo, turismo, pesca, aquicultura e unidades de conservação.

O PEM é propulsor da Economia Azul e contribui para a obtenção de dados que vão oferecer segurança jurídica aos investidores, geração de empregos e lazer, e formas de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A proposta também visa gerir de forma sustentável o oceano, sua navegação, pesca, turismo, geração de energia renovável, e, principalmente, a extração de petróleo e gás, fundamentais para a economia e a soberania do país.

Repórter: Kenia Casagrande