Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Coordenadora estadual de Segurança...

Coordenadora estadual de Segurança Alimentar de SC participa de evento nacional em Curitiba

Foto: Juliana Rocha Pires/ SAS

A coordenadora estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, Juliana Rocha Pires, participa de hoje, 1º, até a quinta-feira,3, do Seminário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Áreas Urbanas que está sendo realizado em Curitiba, no Paraná. Entre os objetivos do evento está a elaboração de estratégias voltadas a esse tema.

O primeiro dia do seminário foi marcado pela abertura, que contou com a presença de autoridades como o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, secretária Nacional de Segurança Alimentar, Lilian dos Santos Rahal, e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo, e também pela visita a diversos equipamentos da segurança alimentar como o Armazém da Família que é o maior programa de acesso alimentar do Brasil ofertando produtos a preços, em média 30% mais baixos que outros mercados.

Com pessoas de todo o Brasil, a representante de Santa Catarina conheceu também o Mesa Solidária, uma espécie de cozinha comunitária que oferece refeições gratuitas para pessoas em situação de rua, risco social e insegurança alimentar e nutricional. O roteiro do primeiro dia ainda incluiu uma visita ao Sacolão da Família restaurante popular de Curitiba, hortas comunitárias, banco de alimentos e central de distribuição.  

“Visitar esses equipamentos, que já são uma realidade em outros locais, mostra como ainda podemos avançar em Santa Catarina com as políticas públicas. É importante conhecermos experiências que já dão certo em outros estados para que possamos ampliar no estado a cobertura de segurança alimentar”, ressalta Juliana.

Já nos demais dias do evento serão discutidos os desafios a serem enfrentados pela Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas cidades e as possibilidades e caminhos para diminuir os índices de insegurança alimentar e nutricional em áreas urbanas.  Os participantes ainda vão conhecer experiências internacionais que podem inspirar iniciativas nos estados brasileiros.

 A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, destacou a importância dos equipamentos que podem garantir mais Segurança Alimentar e Nutricional e são fundamentais inclusive em situações de calamidade ou emergência. “Esses equipamentos garantem dignidade no acesso a alimentação e podem transformar vidas. Em Santa Catarina, por exemplo, os bancos de alimentos e cozinhas comunitárias podem ser utilizados inclusive nas enchentes,  ciclones e outras situações de emergência onde as famílias mais necessitam”, comenta.  

Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support