Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Aplicativo vai monitorar secagem...

Aplicativo vai monitorar secagem e armazenamento de grãos em SC

A família Kunst, de São Carlos, no Oeste Catarinense, será a primeira da região a contar com aplicativo para fazer monitoramento remoto do processo de secagem e manutenção de grãos.

Os dois silos instalados na propriedade foram construídos com técnica desenvolvida pela Emater do Rio Grande do Sul e disseminada pela Epagri, empresa do Governo do Estado de SC.

A tecnologia utiliza apenas ar em temperatura ambiente para secar e manter os grãos sadios, que serão usados na alimentação de animais. Os dois silos têm capacidade de armazenar 6,5 mil sacas de milho, empregadas na nutrição de suínos.

Entre os benefícios de ter um alimento armazenado nestas condições, está o ganho zootécnico para os animais, maior rendimento no desenvolvimento e menor custo de produção.

O professor Guilherme De Santana Weizenmann, do campus de Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), participou da visita.

Partiu dele a proposta de construir um sistema de acompanhamento e monitoramento remoto do processo de secagem e manutenção dos grãos.

Agora, para efetivar o projeto serão instalados sensores no silos da família, para medir, em tempo real, a umidade relativa do ar, a temperatura da massa de grãos e a temperatura do ambiente externo.

Caberá ao professor e seus alunos desenvolver o aplicativo, que será instalado no celular ou computador da família.

Repórter: Kenia Casagrande