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Arquivo Público do Estado ganha nova sede e gera economia de mais de R$ 1 milhão

Em celebração ao 63º aniversário do Arquivo Público de Santa Catarina (Apesc), comemorado no último dia 28 de junho, foi realizada a transferência de um imóvel de propriedade do Estado, localizado no Centro de Florianópolis, que será especialmente adaptado para abrigar permanentemente todo o acervo histórico do Apesc. 

Atualmente, o Estado paga aluguel por um imóvel no município de  Morro da Fumaça para guarda de documentos, além da locação de imóvel para o Arquivo, gerando um custo anual de aproximadamente 1 milhão de reais.

O Arquivo Público, que é administrado pela Secretaria da Administração, é responsável pela padronização, guarda, preservação e divulgação do patrimônio histórico e documental do Estado, e conta com um acervo de 2.500 metros lineares de documentos, além de mapas, plantas, croquis, fotografias, cartazes e outros materiais arquivísticos. 

O novo local escolhido para ser a sede do Arquivo está situado na Rua Arcipreste Paiva, 41, no centro da capital e possui uma área de mais de 9 mil metros quadrados, o que possibilita não apenas a adequada guarda e conservação dos acervos, mas também a recolha de documentos que estão descentralizados em –

O Governador do Estado, Jorginho Mello destaca que o espaço é um patrimônio do Estado que anteriormente não era bem aproveitado e vai passar a desempenhar uma função pública e social, além de gerar uma economia imediata e significativa para Santa Catarina. 

A mudança da sede para o Centro de Florianópolis também facilita o acesso da população ao Arquivo, porque agora ele estará mais próximo das universidades e do público em geral, segundo ele.

À medida que outros órgãos transferirem seus documentos permanentes para a nova sede do Arquivo, espera-se uma economia aos cofres públicos ainda maior, uma vez que não será mais necessário utilizar os espaços hoje designados pelas secretarias para a guarda desses documentos. 

O imóvel conta com dois pisos destinados às atividades de atendimento ao público e administrativas e oito pisos que serão adaptados para a alocação do acervo. Após a entrega do projeto, será realizado processo licitatório para contratação de empresa para executar a obra.