Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Obra da Casan para...

Obra da Casan para enfrentar a seca no Oeste equivale a distância entre Florianópolis e Tijucas

Para se ter uma ideia do porte de uma grande obra, vale fazer comparativos. No caso do Projeto Rio Chapecozinho, da Casan, o transporte de água bruta por rede de abastecimento percorre uma distância de 58 quilômetros. A extensão equivale ao trecho entre Florianópolis e Tijucas, que é de 55 quilômetros.

A maior obra de sistema de abastecimento em execução atualmente em Santa Catarina pretende minimizar as dificuldades de captação de água nos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Cordilheira Alta.

Nessas localidades, os mananciais próximos são vulneráveis à constante falta de chuvas.
Até o momento, cerca de um terço da obra foi concluída. Com investimento de cerca de R$390 milhões, o Projeto Chapecozinho terá quatro reservatórios, com vazão de 1.250 litros por segundo e uma reserva de água de 17,5 milhões de litros.

De acordo com o engenheiro sanitarista e ambiental e Superintendente Regional de Negócios do Oeste da Casan. Pery Fornari Filho, o projeto pode ser a solução do problema hídrico da região.

Quando a estiagem fica mais evidente, são comuns medidas paliativas, visando proporcionar o fornecimento de água à população local. No entanto, o projeto é necessário para que não haja mais situações de falta de abastecimento, o que compromete a segurança hídrica local.

Com cerca de um terço da obra executada, os serviços ocorrem em diversas frentes. A obra é feita por etapas e está 30% concluída, mas com 40% financeiramente executada.
A tendência é de que não haja mais problemas, independente da questão climática com abastecimento para toda população em tempo integral.

Repórter: Felipe Reis