Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. CGE promove edição brasileira...

CGE promove edição brasileira da Semana Internacional de Governo Aberto 2023

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) promove de 8 a 12 de maio a edição brasileira da Semana Internacional de Governo Aberto 2023 (OpenGovWeek – OGW). O evento é uma ação da Open Government Partnership (OGP), organização internacional que busca fomentar governos mais inclusivos, participativos, íntegros e transparentes.

A realização no Brasil é feita pelo Governo de Santa Catarina em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e os municípios de São Paulo (SP), Osasco (SP) e Contagem (MG), demais membros brasileiros da OGP. O evento terá painéis on-line, com transmissão pelo canal da CGU no YouTube, além de oficinas presenciais em São Paulo.

A programação aborda temas como participação social, inclusão, dados abertos, transparência e integridade. O Controlador-Geral do Estado, Cícero Barbosa, participa on-line da abertura do evento, 8 de maio, às 10h, juntamente com autoridades dos demais órgãos que fazem parte da OGP.

“Santa Catarina é o único estado brasileiro a fazer parte da OGP, que reúne 75 países e 106 governos locais, além de milhares de organizações da sociedade civil. A Semana é um momento de trocarmos ideias para promover ações que aproximem os governos dos cidadãos”, afirma Cícero Barbosa, controlador-geral do Estado.

Santa Catarina também estará representada em quatro painéis on-line. Na segunda-feira, 8, às 14h30, o professor Luiz Filipe Goldfeder Reinecke (Udesc), faz a mediação do debate “Transparência e participação cidadã – Além da prestação de contas”, junto com Thiago Ferreira Dias (UFRN) e André Leirner (CEBRAP). O objetivo é apresentar caminhos a partir de ferramentas para colaboração e participação.

Na terça-feira, 9, às 10 horas, Florencia Guerzovich, representante da sociedade civil no programa SC Governo Aberto, e Omar Dabbous, servidor da Prefeitura de Blumenau, participam do painel “Formação para Servidores: Virando a chave para a Cultura de Governo Aberto”. O objetivo é compartilhar metodologias e estratégias para formação e engajamento de servidores públicos na agenda de abertura de governo.

Ainda na terça-feira, às 14h30, a diretora de Gestão de Licitações e Contratos na Secretaria de Estado da Administração, Karen Bayestorff, participa do painel “Política de dados abertos e o futuro da transparência”. A servidora vai apresentar iniciativas implementadas com o objetivo de disponibilizar, em formato aberto, as informações de aquisições e contratos. O projeto permitiu a análise de dados e inteligência em compras públicas.

Na quarta-feira, 10, às 15 horas, a controladora-adjunta do Estado, Simone de Souza Becker, participa do painel “Multiplicando Atores: Estratégias para fortalecimento da agenda de Governo Aberto”. O debate também terá a participação do deputado estadual Napoleão Bernardes Neto, do professor da Udesc Luiz Filipe Goldfeder Reinecke, da gerente executiva do Observatório Social do Brasil em Santa Catarina, Deise Cristina Wishral e do Diretor de Informações Estratégicas do Tribunal de Contas do Estado, Nilsom Zanatto.

Na quinta-feira, 11, às 10 horas, a professora da Udesc Esag Paula Schommer faz a mediação do painel “Dialogando sobre a construção da Cultura de Governo Aberto com Estados e Prefeituras”. O objetivo é promover o diálogo com governos estaduais e municipais que não fazem parte da OGP sobre as suas trajetórias, experiências e aprendizados em torno da agenda de governo aberto.

No último dia do evento, 12, às 10 horas, a coordenadora do programa SC Governo Aberto e gerente de Promoção do Controle Social da CGE, Carolina Kichller, participa da abertura institucional do evento de encerramento e apresenta o resultado do “Mapeamento de Governo Aberto no Governo do Estado de Santa Catarina”. A proposta do levantamento das ações foi lançada na última edição da Semana Internacional de Governo Aberto.

O documento traz uma radiografia das ações já realizadas, em execução ou em planejamento nos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. Foram consideradas ações de governo aberto as iniciativas que promovem a cidadania, a transparência de dados públicos e a participação do cidadão nos processos de planejamento, execução e avaliação de obras e serviços governamentais.

:: Veja a programação completa da Semana Internacional de Governo Aberto 2023 aqui

Informações: 
Cléia Schmitz 
Assessoria de Imprensa 
Controladoria-Geral do Estado 
E-mail: cleia.schmitz@cge.sc.gov.br 
Fone: (48) 99128-1980 
Site: www.cge.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support