Ações de preservação das águas subterrâneas são destaque no Dia Mundial da Água
Descrição do áudio:
Tornar o invisível visível. Esse é o foco da campanha da ONU neste 22 de março, Dia Mundial da Água. A data tem como tema a água subterrânea que, embora não seja tão visível quanto a água superficial, tem grande impacto na vida das pessoas.
Santa Catarina está sobre dois dos mais importantes reservatórios de águas subterrâneas do país, os sistemas aquíferos Guarani e Serra Geral. Para garantir a preservação e o uso sustentável desse recurso natural, o Governo do Estado tem investido em pesquisa, construção de banco de dados e regularização das captações.
Um exemplo é a elaboração de estudos sobre águas subterrâneas previstos no Plano Estadual de Recursos Hídricos. As pesquisas serão realizadas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas, com apoio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), ligada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável. O investimento será de cerca de R$ 500 mil.
Em relação à preservação da água subterrânea, uma medida a ser adotada é a regularização da captação para que a quantidade de poços e de água retirada dos aquíferos seja compatível com a capacidade de reposição. Do contrário, os poços podem secar. Além disso, as perfurações inadequadas podem contaminar as águas subterrâneas.
Quem quiser perfurar um poço para captar água, precisa da autorização do Sistema de Outorga de Águas, que pode ser solicitada no site www.aguas.sc.gov.br. As penalidades para quem perfurar sem a autorização incluem multa, embargo da captação e perda ou suspensão de financiamentos e incentivos fiscais estaduais.
A técnica da Sema, Camila de Carvalho Leite, fala sobre a qualidade das águas subterrâneas:
SONORA
Duração: 2 min 32 seg
Apresentação: Pâmella Andressa
Técnica: Pâmella Andressa
Produção: Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com