Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Xanxerê ganha nova subestação...

Xanxerê ganha nova subestação da Celesc, beneficiando cerca de 100 mil pessoas

A região de Xanxerê, no Oeste do Estado, passa a contar com uma nova subestação da Celesc, resultado de R$ 6,8 milhões em investimentos que vão ampliar a estrutura de atendimento existente na cidade. A unidade vai refletir em ganho de qualidade no fornecimento para uma região com cerca de 100 mil pessoas.

A cerimônia de inauguração foi realizada nesta terça-feira, 24, com a presença do presidente da Celesc, Cleverson Siewert, entre outras autoridades. “Este é um investimento fundamental para toda a região, proporcionando um ganho de quantidade e de qualidade de energia elétrica, garantindo uma evolução no fornecimento para todo o setor econômico e produtivo e para toda a sociedade civil em geral”, afirmou Siewert.

Foto: James Tavares / Secom

>>> Imagens para download na galeria

O prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini, destacou a importância do investimento para o crescimento da cidade e dos municípios vizinhos. “Toda a nossa região está em um momento de desenvolvimento, com a instalação de novas empresas. E isso exige investimento por parte do Governo do Estado e da Celesc, que é o que foi feito com essa nova estrutura. A subestação vai garantir fornecimento de energia com mais qualidade e mais rapidez para nossas famílias e também para os comércios e as indústria da região”, explicou.

A subestação Xanxerê Iguaçu foi inaugurada com capacidade instalada inicial de 26,6 MVA. Mas ainda neste primeiro semestre, a unidade já passará por ampliação. Em abril, a potência da subestação será incrementada para 66,67 MVA, por meio da instalação de um transformador adicional de 40 MVA.

Dessa forma, a partir de abril, a capacidade final de atendimento do município será ampliada em 36%, passando dos atuais 186,61 MVA fornecidos para a cidade com a estrutura existente até então para um total de 253,28 MVA com a operação total da nova subestação.

“Não existe progresso sem energia elétrica, e essa também é uma preocupação do governador Raimundo Colombo. Essa nova subestação garante condições para o desenvolvimento das novas indústrias e novos parques empresarias dos municípios da nossa região. Existe uma demanda muito grande, são mais de 100 mil pessoas diretamente ligadas ao atual sistema elétrico existente na cidade, e essa ampliação vai garantir um fornecimento de mais qualidade”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Ivan Marques.

A unidade de alta tensão (138 kV) amplia a disponibilidade de energia e promove mais agilidade na recomposição do sistema elétrico após desligamentos acidentais, oferecendo assim mais confiabilidade no abastecimento para a região.


Foto: James Tavares / Secom

A obra possibilita ainda atendimento simultâneo aos acréscimos de carga solicitados pela distribuidora Iguaçu Energia, concessionária responsável pelo abastecimento em Xanxerê, Xaxim e região, e ao crescimento de mercado da Celesc Distribuição em cidades da região.

A distribuidora Iguaçu doou o terreno com 12 mil metros quadrados para a realização da obra e a Celesc investiu na construção da nova subestação. “A parceria entre Iguaçu, Celesc e Governo do Estado foi muito boa e vai proporcionar um importante ganho para a sociedade”, afirmou o diretor da Iguaçu, Antônio Baldissera.

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa Secom
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3008/8843-4350
Site: www.sc.gov.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support