Xanxerê ganha nova subestação da Celesc, beneficiando cerca de 100 mil pessoas
A região de Xanxerê, no Oeste do Estado, passa a contar com uma nova subestação da Celesc, resultado de R$ 6,8 milhões em investimentos que vão ampliar a estrutura de atendimento existente na cidade. A unidade vai refletir em ganho de qualidade no fornecimento para uma região com cerca de 100 mil pessoas.
A cerimônia de inauguração foi realizada nesta terça-feira, 24, com a presença do presidente da Celesc, Cleverson Siewert, entre outras autoridades. “Este é um investimento fundamental para toda a região, proporcionando um ganho de quantidade e de qualidade de energia elétrica, garantindo uma evolução no fornecimento para todo o setor econômico e produtivo e para toda a sociedade civil em geral”, afirmou Siewert.
Foto: James Tavares / Secom
>>> Imagens para download na galeria
O prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini, destacou a importância do investimento para o crescimento da cidade e dos municípios vizinhos. “Toda a nossa região está em um momento de desenvolvimento, com a instalação de novas empresas. E isso exige investimento por parte do Governo do Estado e da Celesc, que é o que foi feito com essa nova estrutura. A subestação vai garantir fornecimento de energia com mais qualidade e mais rapidez para nossas famílias e também para os comércios e as indústria da região”, explicou.
A subestação Xanxerê Iguaçu foi inaugurada com capacidade instalada inicial de 26,6 MVA. Mas ainda neste primeiro semestre, a unidade já passará por ampliação. Em abril, a potência da subestação será incrementada para 66,67 MVA, por meio da instalação de um transformador adicional de 40 MVA.
Dessa forma, a partir de abril, a capacidade final de atendimento do município será ampliada em 36%, passando dos atuais 186,61 MVA fornecidos para a cidade com a estrutura existente até então para um total de 253,28 MVA com a operação total da nova subestação.
“Não existe progresso sem energia elétrica, e essa também é uma preocupação do governador Raimundo Colombo. Essa nova subestação garante condições para o desenvolvimento das novas indústrias e novos parques empresarias dos municípios da nossa região. Existe uma demanda muito grande, são mais de 100 mil pessoas diretamente ligadas ao atual sistema elétrico existente na cidade, e essa ampliação vai garantir um fornecimento de mais qualidade”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Ivan Marques.
A unidade de alta tensão (138 kV) amplia a disponibilidade de energia e promove mais agilidade na recomposição do sistema elétrico após desligamentos acidentais, oferecendo assim mais confiabilidade no abastecimento para a região.
Foto: James Tavares / Secom
A obra possibilita ainda atendimento simultâneo aos acréscimos de carga solicitados pela distribuidora Iguaçu Energia, concessionária responsável pelo abastecimento em Xanxerê, Xaxim e região, e ao crescimento de mercado da Celesc Distribuição em cidades da região.
A distribuidora Iguaçu doou o terreno com 12 mil metros quadrados para a realização da obra e a Celesc investiu na construção da nova subestação. “A parceria entre Iguaçu, Celesc e Governo do Estado foi muito boa e vai proporcionar um importante ganho para a sociedade”, afirmou o diretor da Iguaçu, Antônio Baldissera.
Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa Secom
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3008/8843-4350
Site: www.sc.gov.br