Xadrezista jaraguaense termina etapa dos Jesc invicto, mas volta com a prata
Por critérios de desempate, o atleta de Jaraguá do Sul, Lucas Piccoli Fonseca, ficou com o segundo lugar na fase estadual de xadrez dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), 12 a 14 anos, realizado em São Bento do Sul, entre 18 e 20 de agosto.
O xadrezista é do Colégio Evangélico Jaraguá (CEJ) e voltou para casa com a medalha de prata após terminar a competição invicto. Das sete partidas disputadas, venceu seis e empatou na final com o atual campeão brasileiro, Nathan Filgueiras, de Blumenau, o qual venceu no segundo critério de desempate, chamado de Buchholz. Apenas o primeiro colocado se classifica para a etapa nacional.
Os primeiros colocados nos Jesc, em todas as modalidades, se classificam para a etapa nacional, dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que ocorrem em Curitiba, de 12 a 21 de setembro.
Jesc é um evento do Governo de Santa Catarina, promovido pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e a Secretaria de Estado da Educação (SED), com apoio das ADRs.
O que é Buchholz?
Buchholz (ou milésimos) é a soma dos pontos de cada um dos oponentes enfrentados ao longo do torneio, a ideia é, em caso de empate, favorecer quem enfrentou os maiores pontuadores. Esse desempate é muito usado em torneios oficiais de xadrez e Damas, especialmente no Sistema suíço. O nome é uma homenagem ao alemão criador desse desempate.
{article Ana Cenatti – ADR Jaraguá do Sul}[text]{/article}