Workshop discute os desafios para o desenvolvimento territorial em Canoinhas
A situação atual, os desafios e as perspectivas do desenvolvimento territorial serão o tema da mesa redonda de abertura do III Workshop sobre Desenvolvimento Regional no Território do Contestado e II Seminário Sistemas de Produção Tradicionais e Agroflorestais no Centro-Sul do Paraná e Norte Catarinense. Os eventos, promovidos pela Universidade do Contestado (UNC), serão realizados entre os dias 20 e 22 de agosto, no Hotel Santa Catarina, em Canoinhas.
Nesta quarta-feira, 20, para tratar da agricultura e desenvolvimento territorial, a mesa redonda reunirá representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da UNC e do Fórum de Desenvolvimento Regional do Centro-Norte Catarinense.
A mesa redonda será uma oportunidade de refletir sobre o nível de desenvolvimento territorial de Santa Catarina, em relação ao espaço rural, e servirá para apontar os desafios e perspectivas para um desenvolvimento sustentável dentro da ótica de territórios. A agricultura catarinense tem como característica o modelo de pequenas propriedades, com 90% das 200 mil propriedades economicamente ativas com área inferior a 50 hectares. E do ponto de vista de clima e relevo, o estado é diversificado tendo empreendimentos distintos em cada região.
O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, ressalta que as condições originais, dadas pela formação de relevo, clima e vegetação, formam ambientes propícios para diferentes atividades econômicas. “Essas condições somadas à cultura e à tradição da colonização, que trouxe hábitos e costumes das regiões de origem das diferentes populações, fazem com que o estado tenha diversos territórios, com aptidões e desenvolvimentos baseados nessa combinação de condições naturais com condições culturais e econômicas. O que forma esse desenvolvimento territorial tão vibrante em Santa Catarina”.
Entre os desafios da agricultura e do desenvolvimento territorial estão sucessão familiar, preservação ambiental, aumento da produtividade e da qualidade de vida no meio rural. Para Spies, o espaço rural deve seduzir os jovens e atraí-los a ficar no campo como empresários rurais, que veem que a propriedade rural pode gerar renda, resultando em qualidade de vida e que eleve a autoestima do agricultor.
O secretário cita ainda a importância de combinar desenvolvimento e geração de riquezas com a preservação dos recursos ambientais. “É urgente que o meio ambiente seja protegido para manter o nosso estoque de recursos naturais, em termos de água, biodiversidade, solo, para que não fique comprometida a capacidade das futuras gerações continuarem produzindo”, afirma.
Sobre as perspectivas para o desenvolvimento rural, o secretário acredita que são boas devido à melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura no campo e do crescimento no mercado mundial de alimentos. Spies defende que o espaço rural deverá oferecer boas oportunidades para os agricultores que investirem em suas propriedades como empreendimentos, aplicando tecnologia e profissionalismo, e, a cima de tudo, com boa gestão.
“Não haverá espaço para agricultores que não se profissionalizarem e o certo é que a agricultura familiar de Santa Catarina não é sinônimo de agricultura pobre e em nossas pequenas propriedades nós somos capazes de fazer grandes negócios, desde que sejam produzidos produtos de alta renda por área, o que é perfeitamente possível dentro desse território diversificado do estado”.
O III Workshop sobre Regional no Território do Contestado e II Seminário Sistemas de Produção Tradicionais e Agroflorestais no Centro-Sul do Paraná e Norte Catarinense é promovido pela Universidade do Contestado, Universidad Gastón Dachary da Argentina e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3239-4039 – (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br