Volta às aulas: Imetro-SC conclui análise dos materiais escolares em Santa Catarina
O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina concluiu a análise quantitativa da Operação Aulas Seguras no Estado.
Entre os materiais escolares fiscalizados, foram verificados se as quantidades estavam de acordo com o que está descrito nas embalagens, bem como, se as informações contidas nos rótulos estavam disponibilizadas de forma clara e correta ao consumidor.
Dos 175 lotes de produtos analisados em laboratório, cerca de 12% apresentavam alguma irregularidade.
O presidente do Imetro-SC. Alexandre Soratto, fala da avaliação dos materiais e do trabalho para manter a concorrência leal e o comércio justo:
SONORA
A ação ocorreu nas cidades de São José, Palhoça, Joinville, Florianópolis, Balneário Camboriú, Tubarão e Camboriú.
Foram fiscalizados produtos como: cadernos; cola branca, bastão e cola em fita; massa de modelar; corretivo; adesivos; fitas adesivas; fichários; clips; cartolina; papel A4; papel almaço; etiquetas; grafite; percevejo; blocos de anotação; pasta elástico; alfinete; papel crepon; entre outros.
O Imetro-SC faz periodicamente essa fiscalização para garantir que o produto que está sendo comercializado realmente contém a quantidade descrita na embalagem.
As empresas responsáveis pelos produtos com erros serão autuadas e notificadas, por não estarem de acordo com a normativa metrológica, porém, nenhum caso configurou fraude, e sim, situações para pequenos ajustes na produção do produto e na rotulagem.
Caso o consumidor encontre produtos sem o Selo no mercado formal, deve entrar em contato com a Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail: ouvidoria@imetro.sc.gov.br