Visa da 34ª ADR reúne profissionais das vigilâncias sanitárias municipais
Foto: Bruna Laline Ramos / ADR Timbó
Os profissionais das Vigilâncias Sanitárias (Visas) dos oito municípios pertencentes à 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) estiveram reunidos no início deste mês com profissionais da Vigilância Sanitária da Regional de Saúde Timbó para esclarecer assuntos pertinentes ao setor, como SISÁGUA, Dengue, uso de Hipoclorito de Sódio, Conferência Macrorregional de Vigilância em Saúde, entre outras questões.
O encontro entre os profissionais ocorreu na tarde do dia 8, no auditório da ADR de Timbó e contou com a presença de representantes da Visa Regional, bem como dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Durante a reunião, foram realizados esclarecimentos sobre SISÁGUA, um sistema informatizado do Ministério da Saúde, onde foi discutido a possibilidade da realização de coletas de água não tratada (água de poço, nascente, poço semi-artesiano e outros), para que se tenha uma estatística de como está a qualidade dessa água consumida pela população.
Outro assunto abordado foi a Dengue, onde destacou-se o dever dos municípios em desenvolver ações de controle para evitar a presença do mosquito transmissor da doença. Além disso, ficou esclarecido que os agentes de endemias, ao verificar local propício de proliferação, deverão comunicar a Vigilância Sanitária local para tomar as medidas cabíveis.
Os profissionais também obtiveram conhecimento a respeito do Hipoclorito de Sódio, sendo que os municípios, através das Agentes Comunitárias de Saúde, poderão fazer a distribuição do produto à população que o utiliza para tratamento da água não tratada para consumo humano (água de poço, nascente, fonte, poço-semi artesiano e outros). No evento ficou esclarecido que, segundo o Ministério da Saúde, o Hipoclorito de Sódio não poderá ser utilizado para a limpeza e desinfecção de reservatório de água, nem higienização de frutas e verduras.
Ainda no decorrer da reunião, foi apresentado o cronograma de fiscalização em trânsito (blitz), com intuito de verificar o transporte de alimentos. As ações serão realizadas mensalmente pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), em diversos municípios da macrorregião, contando com apoio das Visas Regional e municipais.
Também foi esclarecido quanto a instalação do Processo Administrativo Sanitário nos municípios, sendo que neste mês de junho a Visa Regional está visitando as Prefeituras para verificar, juntamente com prefeitos, assessores jurídicos e secretários municipais de Saúde, se a legislação municipal prevê esse assunto.
Ainda em relação às prefeituras, foi orientado sobre a aprovação dos Planos de Ação das Visas municipais 2017-2019, sendo que a partir de agora os municípios atuarão na maioria dos estabelecimentos, ficando de responsabilidade das Visas municipais a fiscalização e cobrança de taxa do Alvará Sanitário.
Além disso, foi esclarecido aos profissionais das Vigilâncias Sanitárias municipais da 34ª ADR sobre a Conferência Macrorregional de Vigilância em Saúde, que ocorrerá entre os dias 7 de julho a 18 de agosto.
De acordo com o técnico em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental da ADR de Timbó, Odemar Slomp, esses encontros ocorrem bimensalmente e têm o objetivo de discutir ações e, principalmente, prestar os devidos esclarecimentos aos profissionais das Visas dos municípios da regional.
Informações adicionais para a imprensa:
Bruna Laline Ramos
Assessoria de Comunicação
34ª Agência de Desenvolvimento Regional de Timbó
E-mail: comunicacao.adr34@tio.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3399-3023
Sites: www.sc.gov.br / www.adrs.sc.gov.br/adrtimbo