Violência à mulher é tema de aula em escola estadual de Joinville
Foi nas aulas de filosofia que as turmas do ensino médio da Escola De Educação Básica Dom Pio de Freitas, em Joinville, começaram a compreender sobre violência à mulher. “Não hesite, apite!” chegou às salas no mês de abril. Ao longo de maio a professora levou aos alunos informações sobre leis, políticas públicas, dados oficiais sobre a agressão e autores com abordagem sobre o tema.
Nesta sexta-feira, 10, às 9 horas, na Praça Tiradentes, no bairro Floresta, os estudantes promovem um apitaço. O apito é um instrumento de ordem, tem alta sonoridade e pode ser utilizado para denúncia e proteção. A ideia é que as mulheres o carreguem na bolsa e, ao serem intimidadas com qualquer tipo de violência, utilizem para chamar a atenção. A escola recebeu mil apitos da Associação das Advogadas, Estagiárias e Acadêmicas de Direito (Asas), de São Paulo.
“A partir de uma análise dos dados de assédio sexual em Joinville, trabalhamos dois meses em sala de aula sobre a fragilidade da segurança feminina em uma sociedade onde a mulher ainda é tratada como objeto de consumo”, conta a professora de filosofia Janete Barth. O objetivo é despertar o respeito e a tolerância nos jovens. “Temos de aprimorar a sensibilidade e fazer perceberem a dimensão de uma cultura do estupro”.
A conscientização iniciado em sala culmina com a manifestação em praça pública. Quem é da comunidade e defende a causa, pode participar. “Com esse trabalho junto aos nossos alunos, nós disseminamos a importância deles estarem cientes quão responsáveis são pela construção de uma sociedade mais equilibrada”, avalia a diretora escolar Giuvana Wenk dos Santos.
Sobre o projeto
“Não hesite, apite!” teve início no ano de 2014, em São Paulo. A iniciativa é da Associação das Advogadas, Estagiárias e Acadêmicas de Direito (Asas) e da Casa Isabel – um centro de apoio à mulher, à criança e às adolescentes vítimas de violência. Em Joinville, a professora de filosofia da Escola De Educação Básica Dom Pio de Freitas fez o contato com a entidade e teve a autorização de estendê-lo para a sala de aula. Como incentivo e contribuição receberam os apitos e material de divulgação.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.sdr.sc.gov.br / imprensa@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 9240-8064
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrjoinville