Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Vila Gaúcha, em Quilombo,...

Vila Gaúcha, em Quilombo, receberá rede de água

convenio rede agua vila gaucha 20160519 1053081185

Na manhã desta quinta-feira, 19, foi assinado um convênio entre a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a Prefeitura de Quilombo para instalação de uma rede de água na linha Vila Gaúcha. Um poço abastece a comunidade, mas sete famílias não estão contempladas pela rede de água existente.

“Quando não chove por três dias, estas famílias ficam sem água. Se dá sol uma semana inteira, é preciso levar água de caminhão até estas casas”, relata o vereador Antonio Vaillon. Em até trinta dias, a Casan fornecerá 2.215 metros de tubulação e a Prefeitura fornecerá a mão de obra para instalar a rede e resolver o problema destas famílias. “A capacidade de vasão do poço é grande, é suficiente para ligar mais estas famílias”, complementa o prefeito Neuri Brunetto.

“É um convênio simples. A gente não consegue ajudar a todos de uma só vez, mas sempre que podemos, levamos água para comunidades do interior. Isso faz parte do lado social da Casan”, explica o presidente Valter José Gallina. “Hoje, contemplamos a Vila Gaúcha. Já recebi o pleito da linha São José, e a ideia é viabilizar esta também. Para o gestor, a demanda é muito maior que as possibilidades, então é preciso saber priorizar”, complementa.

Para o secretário executivo da ADR, Jaksom Castelli, a prioridade é resolver o problema de falta de água na cidade, mas houve clara evolução no abastecimento de água nos últimos anos. “Muitos investimentos vieram para cá, como poços e redes no interior, nas linhas Nova Brasília, Tatu, Santa Isabel e, agora, na Vila Gaúcha. Uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) já foi construída, e a nova adutora será instalada para solucionar os problemas”, disse.

convenio rede agua vila gaucha 20160519 1317733458Segundo o presidente da Casan, a equipe elabora o termo de referência para licitar a adutora. “Nossa expectativa é licitar em até 30 dias para assinar a ordem de serviço em julho”, afirmou. A licitação compreende o material necessário para a obra, enquanto a mão de obra e o maquinário serão fornecidos pela prefeitura e Casan. 

{article Vinicios Ranzan – assinatura – ADR Quilombo }{text}{/article}