Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Vigilâncias Sanitárias municipais e...

Vigilâncias Sanitárias municipais e regionais participam de encontro sobre a criação de peixes na ADR Timbó

visa criacao de peixes 20161107 1531685002

Profissionais das Vigilâncias Sanitárias municipais e regionais, pertencentes à Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e que fazem parte da Câmara Técnica participaram de uma reunião sobre produção de peixes e estrutura dos tradicionais “pesque e pagues”. O evento foi realizado no auditório da 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó. O assunto foi solicitado em reunião anterior pelas Vigilâncias Sanitárias municipais.

 

O extencionista da Epagri, com escritório em Timbó, Valdomiro Biz, explicou aos participantes o processo de trabalho desde o recebimento do peixe, abate, produção, embalagem, rotulagem e destino ao consumidor. Biz esclareceu sobre o sistema de produção de peixe, sendo que após a formação do tanque é preciso observar as etapas de produção. Com relação à unidade de produção, que é onde ocorre a criação e engorda dos peixes, deve-se ter acompanhamento de alguns órgãos como: Fatma, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cidasc, Ibama e/ou Secretaria de Meio Ambiente Municipal, e dependendo da localização e dimensionamento, somente em um desses órgãos. Após, na unidade de processamento é onde ocorre o abate dos peixes, sendo que Valdomiro também explicou sobre os órgãos que precisam acompanhar esse processo.

Já no quesito “unidade de consumo”, o alimento é exposto à venda. O local e/ou estabelecimento será fiscalizado pela Vigilância Sanitária Municipal. No ato da fiscalização sanitária os produtos encontrados nesses locais sem as devidas regularizações e sem o Serviço de Inspeção poderão ser apreendidos e inutilizados, pois não estão de acordo com a legislação sanitária vigente.

Ao final, o extencionista da Epagri enfatizou que os criadores de peixes e os que possuem “pesque e pague”, podem procurar a Epagri de seu município para mais esclarecimentos. Segundo Biz, hoje há disponibilidade, via Internet, para consulta do Código Florestal, da Legislação do Sistema de Inspeção Federal e Estadual, que serve de base para os municípios, sendo que existem municípios que possuem sua própria legislação do Serviço de Inspeção Municipal. 

{article Viviana Borchardt – ADR Timbó}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support