Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Vigilância Sanitária da Regional...

Vigilância Sanitária da Regional de Timbó realiza capacitação do Siságua

Representantes das Vigilâncias Sanitárias (Visas) Municipais das cidades que integram a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), e Visas Regionais de Blumenau e Timbó receberam capacitação sobre o Sistema de Informação da Vigilância da qualidade da água para consumo humano (Siságua). A Vigilância Sanitária da Gerência de Saúde da 35ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Timbó foi quem promoveu a capacitação, totalizando cerca 30 participantes. Essa capacitação visa aprimorar a qualidade da informação, contribuindo para a gestão de avaliação dos riscos, obter resultados que garantam a qualidade da água, evitando riscos e agravos à saúde humana decorrentes do consumo de água distribuída pelos sistemas públicos e soluções alternativas de abastecimento de água, sensibilizando os técnicos quanto à importância da alimentação e monitoramento no Siságua.

Segundo o técnico de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental da SDR Timbó, Odemar Slomp, o Siságua possibilita aos gestores de saúde informações relevantes sobre o monitoramento da qualidade da água para consumo humano, como parte integrante das ações de prevenção dos agravos transmitidos pela água, no seu estado/município em que os técnicos das Visas realizam: coletas mensais de amostras de água para análises; notificam os resultados analíticos no sistema; e as empresas prestadoras de serviços de abastecimento de água fornecem dados sobre a qualidade da água às Vigilâncias Municipais e essas alimentam o Sistema.

O Siságua é um instrumento do Programa de Vigilância Ambiental em Saúde relacionada à qualidade da água para consumo humano (Vigiágua), que foi concebido tomando por base os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os principais objetivos do Siságua é sistematizar as informações cadastrais das diversas formas de abastecimento de água; promover um maior controle dos campos de entrada; tornar os formulários mais completos e promover as adequações à norma de portabilidade de água – Portaria GM/MS n° 2914/2011.

A equipe da diretoria da Vigilância Sanitária de Florianópolis, através da Gerênciaem Saúde Ambiental(Gesam) foi quem ministrou a capacitação. Participaram representantes dos municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Timbó, Guabiruba, Botuverá, Brusque, Gaspar, Pomerode, Rodeio, Luis Alves e Rio dos Cedros, além da Regional de Blumenau.

Informações adicionais:
Viviana Borchardt
Secretaria Regional de Timbó
E-mail: viviana@tio.sdr.sc.gov.br
Telefones: 47 3399-3023 / 8832-2377

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support