Vigilância Sanitária da ADR Timbó repassa orientações às Vigilâncias municipais
A Vigilância Sanitária (Visa) da Gerência Regional de Saúde (Gersa) da ADR de Timbó realizou uma reunião nesse mês de fevereiro com os representantes das Vigilâncias Sanitárias dos municípios que compreendem a ADR, como Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Conforme o técnico em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental da ADR, Odemar Slomp, vários assuntos foram abordados e discutidos, dentre eles a pactuação das ações, inspeções em farmácias e drogarias, as ações no combate ao mosquito Aedes aegypti, hipoclorito de sódio, inspeções nas Escolas Estaduais, análises de flúor na água e saúde do Trabalhador.
A gerente de saúde da ADR Timbó, Arrabel Antonieta Lenzi Murara, enfatizou, ao abrir os trabalhos, que a Gerência de Saúde está atendendo as solicitações dos municípios. “Estaremos focados na educação continuada e dando apoio técnico no que for necessário”, informou.
Com relação à pactuação das ações, realizada no exercício de 2014, e que apenas Indaial terá nova pactuação, Slomp informou que os municípios que assumiram essas novas ações, poderão solicitar apoio técnico para a Vigilância Sanitária Regional. “Isso deve ser feito com antecedência, para que a Visa faça seu planejamento no atendimento dessas solicitações”, ressaltou.
Quanto as inspeções em farmácias e drogarias, a enfermeira da Gersa, Sandra Regina Hadlich, orientou para que as Visas Municipais façam a solicitação de apoio técnico com antecedência, pois o vencimento para esse tipo de atividade é até dia de 30 de abril, nos primeiros 120 dias do início do exercício. Também apresentou aos presentes que solicitem as farmácias e drogarias encaminhamento dos documentos conforme modelo de informe prévio. “As Visas Municipais deverão entregar a relação desses documentos em todas as drogarias. Os mesmos deverão ser entregues na Visa Municipal, e esta por sua vez irá encaminhar à Visa Regional. A inspeção sanitária somente será realizada após a análise desses documentos”, explicou Sandra.
Durante a reunião também foi debatido sobre o assunto que está em evidência atualmente: o mosquito Aedes aegypti. As Visas Municipais ressaltaram sobre as ações no combate ao mosquito transmissor da Dengue, da febre Chikungunya e do Zika Vírus. Slomp enfatizou sobre a importância em fazer uma divulgação ampla sobre os cuidados em relação a Dengue e demais vírus nas Igrejas, pois é um local que atinge um grande número de pessoas.
Odemar também esclareceu que as Visas Municipais já foram orientadas em solicitar apoio técnico para o CEREST (Centro de Referências Especializado em Saúde do Trabalhador) de Blumenau em realizar inspeção nos estabelecimentos como: confecções, madeireiras, metalúrgicas, construção civil, cerâmicas, etc.
Na sequência, a enfermeira Sandra frisou que há hipoclorito de sódio à disposição na Vigilância Sanitária Regional, e os representantes das Visas municipais podem fazer a retirada desse composto químico.
No decorrer desse ano, outras reuniões serão realizadas, mensalmente, para orientar, informar e traçar objetivos para que os trabalhos das Vigilâncias Sanitárias possam ser realizados com coesão e qualidade.
Informações adicionais para a imprensa:
Viviana Borchardt Berndt
Agência de Desenvolvimento Regional de Timbó
E-mail: viviana@tio.sdr.sc.gov.br
Telefones: 47 3399-3000