Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Vigilância Sanitária da ADR...

Vigilância Sanitária da ADR Timbó repassa orientações às Vigilâncias municipais

visa regional fevereiro 20160215 1511563877

A Vigilância Sanitária (Visa) da Gerência Regional de Saúde (Gersa) da ADR de Timbó realizou uma reunião nesse mês de fevereiro com os representantes das Vigilâncias Sanitárias dos municípios que compreendem a ADR, como Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Conforme o técnico em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental da ADR, Odemar Slomp, vários assuntos foram abordados e discutidos, dentre eles a pactuação das ações, inspeções em farmácias e drogarias, as ações no combate ao mosquito Aedes aegypti, hipoclorito de sódio, inspeções nas Escolas Estaduais, análises de flúor na água e saúde do Trabalhador.

A gerente de saúde da ADR Timbó, Arrabel Antonieta Lenzi Murara, enfatizou, ao abrir os trabalhos, que a Gerência de Saúde está atendendo as solicitações dos municípios. “Estaremos focados na educação continuada e dando apoio técnico no que for necessário”, informou.

Com relação à pactuação das ações, realizada no exercício de 2014, e que apenas Indaial terá nova pactuação, Slomp informou que os municípios que assumiram essas novas ações, poderão solicitar apoio técnico para a Vigilância Sanitária Regional. “Isso deve ser feito com antecedência, para que a Visa faça seu planejamento no atendimento dessas solicitações”, ressaltou.

Quanto as inspeções em farmácias e drogarias, a enfermeira da Gersa, Sandra Regina Hadlich, orientou para que as Visas Municipais façam a solicitação de apoio técnico com antecedência, pois o vencimento para esse tipo de atividade é até dia de 30 de abril, nos primeiros 120 dias do início do exercício. Também apresentou aos presentes que solicitem as farmácias e drogarias encaminhamento dos documentos conforme modelo de informe prévio. “As Visas Municipais deverão entregar a relação desses documentos em todas as drogarias. Os mesmos deverão ser entregues na Visa Municipal, e esta por sua vez irá encaminhar à Visa Regional. A inspeção sanitária somente será realizada após a análise desses documentos”, explicou Sandra.

Durante a reunião também foi debatido sobre o assunto que está em evidência atualmente: o mosquito Aedes aegypti. As Visas Municipais ressaltaram sobre as ações no combate ao mosquito transmissor da Dengue, da febre Chikungunya e do Zika Vírus. Slomp enfatizou sobre a importância em fazer uma divulgação ampla sobre os cuidados em relação a Dengue e demais vírus nas Igrejas, pois é um local que atinge um grande número de pessoas.

Odemar também esclareceu que as Visas Municipais já foram orientadas em solicitar apoio técnico para o CEREST (Centro de Referências Especializado em Saúde do Trabalhador) de Blumenau em realizar inspeção nos estabelecimentos como: confecções, madeireiras, metalúrgicas, construção civil, cerâmicas, etc.

Na sequência, a enfermeira Sandra frisou que há hipoclorito de sódio à disposição na Vigilância Sanitária Regional, e os representantes das Visas municipais podem fazer a retirada desse composto químico.

No decorrer desse ano, outras reuniões serão realizadas, mensalmente, para orientar, informar e traçar objetivos para que os trabalhos das Vigilâncias Sanitárias possam ser realizados com coesão e qualidade. 

 

 

Informações adicionais para a imprensa:

Viviana Borchardt Berndt
Agência de Desenvolvimento Regional de Timbó
E-mail: viviana@tio.sdr.sc.gov.br
Telefones: 47 3399-3000 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support