Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Vigilância Sanitária da ADR...

Vigilância Sanitária da ADR Timbó realiza ação para verificar condições de transporte de alimentos, saneantes e medicamentos

visa - acao conjunta 6-2016 20160622 1927245896

A Vigilância Sanitária (Visa) da Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó, as Vigilâncias dos municípios e a Polícia Militar realizaram uma ação conjunta para verificar as condições do transporte de alimentos, saneantes e medicamentos.

Foram abordados cerca de 180 veículos, no dia 16, das 5h às 9h30. Foram observadas as condições higiênico-sanitárias, procedência e rotulagem dos produtos transportados e documentação necessária para o transporte, que é a Licença Sanitária fornecida pela Visa do município de origem, conforme a placa do veículo, uniforme e a carteira de saúde do motorista e do ajudante, para a área de alimentos.

Segundo o técnico em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental da ADR Timbó, Odemar Slomp, um dos exemplos que foram encontrados foi a temperatura nos veículos que transportavam alimentos. “Foi verificado no transporte que a temperatura em alguns veículos que continham alimentos encontrava-se abaixo de 60º C, que é a temperatura adequada, e a que foi encontrada era de aproximadamente 30º C. Esses veículos foram autuados e retornaram para a empresa para solucionar essa situação”, ressalta.

Segundo Slomp, do total de veículos abordados, oito transportavam produtos de origem animal, sendo que três foram autuados pela falta de Licença Sanitária e carteira de saúde do motorista e do ajudante; três transportavam medicamentos e estavam em boas condições de acondicionamento e com proteção para evitar a entrada de raios solares; 80 transportavam gêneros alimentícios, dos quais foram autuados 21 veículos pela falta de licença de transporte, carteira de saúde, identificação do veículo, uniforme do condutor e ajudante, caixa térmica e por estar fora da temperatura recomendada pela legislação sanitária vigente; e um veículo transportava aguardente sem procedência, sendo que o produto foi inutilizado pela Vigilância Sanitária Municipal de Timbó.

A ação terá continuidade durante este ano. “Reforçamos à comunidade e aos estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios para que não adquiram produtos alimentícios, saneantes, cosméticos, bem como, de vendedores ambulantes que não possuam rotulagem, Licença Sanitária para sua comercialização”, diz Slomp.

A Vigilância Sanitária Regional alerta

Os produtos considerados clandestinos não possuem procedência ou rotulagem. Principalmente o que ocorre atualmente são as conservas de produtos de origem vegetal como palmito, onde a população está adquirindo, e também o comércio de alimentos em restaurantes, pizzarias e lanchonetes, favorecendo a clandestinidade.

A população e os estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios deverão denunciar esse tipo de comércio para a Vigilância Sanitária de seu município. A forma de coibir essa prática é anotar o tipo de veículo, cor e a placa do mesmo e que tipo de produtos está comercializando e denunciar à Vigilância Sanitária.

Informações adicionais para a imprensa:

Viviana Borchardt Berndt
Agência de Desenvolvimento Regional de Timbó
E-mail: viviana@tio.sdr.sc.gov.br
Telefone: 47 3399-3023 / 9240-5217
Site do Governo do Estado: www.sc.gov.br
Site da ADR: www.adrs.sc.gov.br/adrtimbo