Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Vigilância Sanitária conta com...

Vigilância Sanitária conta com 34 novos fiscais

A área de fiscalização da Vigilância Sanitária recebe reforços com a formação de 34 novos fiscais, que atuam nos municípios e regionais de saúde. Eles participaram do Curso de Gestão em Ações Básicas de Vigilância Sanitária, realizado de forma descentralizada na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó e estão aptos para o trabalho de fiscalização. A entrega de certificados foi realizada nesta sexta-feira (26).

O curso é resultado de uma parceria da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, Escola Técnica do SUS Blumenau Dr. Luiz Eduardo Caminha e Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó. A ADR Chapecó sediou o curso pela segunda vez, a primeira foi em 2016.

A turma foi formada por alunos predominantemente do Oeste.  As aulas iniciaram em julho, com uma semana de estudos presenciais por mês e atividades à distância, totalizando 200 horas. A diretora da Vigilância Sanitária de Santa Catarina Raquel Bittencourt, destaca que por meio do curso é ampliada a capacidade de fazer um controle sanitário melhor e mais seguro nos municípios. “Para a Vigilância Estadual é importante porque ampliamos a nossa capacidade de trabalho com esta equipe”, afirma.

Segundo a diretora, 40% do produto interno bruto nacional passa pela vigilância sanitária, “guardando as devidas proporções, cada um de nós tem uma cota nestes 40%, não somente garantimos a segurança sanitária de produtos e serviços, mas também a economia, fazendo a economia funcionar”, enfatiza.