Vigilância Sanitária alerta população de Ibirama sobre infestação de caramujos africanos
Uma infestação de caramujos africanos no pátio da Unidade Básica de Saúde do bairro Ponto Chic em Ibirama tem preocupado a Vigilância Sanitária da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, que alerta para os cuidados que devem ser tomados pela população para evitar doenças que eles podem transmitir.
A coordenadora da Visa, Rosdalva Iumara Schroder, explica que ao todo foram 36 caramujos encontrados por funcionários da unidade, que em seguida entraram em contato com as autoridades, e a situação é preocupante. “Então a população deve ficar alerta e verificar em seu terreno. Se achar algum caramujo grande, mesmo que não saiba se é o africano, entre em contato com a Vigilância Sanitária Municipal para averiguar”, orienta.
Ela destaca que os animais são perigosos e podem causas diversas doenças como meningite e outros problemas abdominais que se não tratados corretamente pode, causar até a morte. Rosdalva completa explicando que os caramujos se proliferam em locais úmidos e com mato e sobem muros ou até paredes de casas.
O caramujo põe 200 ovos a cada dois meses e após cinco meses os filhotes tornam-se adultos e começam a se reproduzir rapidamente, destruindo principalmente plantações de mandioca, batata doce, amendoim, abóbora, feijão, mamão, flores, frutas e muitas folhas de plantas nativas.
Contato com caramujos deve ser evitado
De acordo com orientações da Vigilância Sanitária, a população não deve jamais ter contato direto com o caramujo africano. “O ideal é sempre a pessoa chamar o órgão competente e jamais pegar ele com a mão sem estar usando uma luva ou saco plástico. Mas se for recolher eles precisam ser amassados, incinerados e enterrados junto com um pouco de cal.”
Informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama