Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Vigilância Epidemiológica da SDR...

Vigilância Epidemiológica da SDR de Mafra realiza capacitação sobre o vírus Ebola

17 09 2014 20140917 2013898839

 

Na tarde desta terça-feira, 16 aconteceu no auditório da GERSA – Gerência Regional de Saúde de Mafra um encontro para orientações de procedimentos em caso de ocorrência do vírus Ebola. A reunião contou com a presença de aproximadamente 20 pessoas, entre responsáveis das atenções primárias e epidemiológicas, enfermeiros e equipes das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar – CCIHs dos hospitais municipais bem como a participação da Médica Coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Planalto Norte e Nordeste e do Enfermeiro Coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Planalto Norte e Nordeste.

O principal objetivo do encontro foi repassar as informações sobre a situação epidemiológica do Ebola no Brasil e definir o fluxo de atendimento ao caso suspeito. Foi disponibilizado e abordado a nota de alerta nº 03, sinais e sintomas, fluxo de atendimento ao paciente suspeito dado enfoque aos três países que foram abordados na videoconferência, higienização de ambientes, precauções de contato, transferência dos pacientes realizados pelo SAMU, conduta a serem adotadas na atenção básica e hospitalar entre outras questões levantadas pelo grupo.

Ficou acordado um fluxograma para que todos os municípios tenhaM a mesma conduta frente ao Ebola. Os profissionais participantes da capacitação na SDR deverão repassar as informações a outros profissionais da saúde.

 

A epidemia do Ebola

A transmissão do vírus Ebola causador da Febre Hemorrágica ocorre apenas por meio do contato direto dos fluídos corporais (sangue, fezes, esperma, saliva) de pessoa ou animal contaminados, vivos ou mortos ou ainda pelo contato direto com objetos contaminados (agulhas, lençóis ou roupas sujas, por exemplo).

A epidemia do Ebola na África Ocidental, a mais grave da história, já matou mais de 2.461 pessoas dos 4.985 casos detectados, segundo o último registro da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

{article Poliane Brandalize Gontarz – SDR Mafra}{text}{/article}