Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Videoconferência reforça ação nacional...

Videoconferência reforça ação nacional de recolhimento de pneus e combate ao Aedes aegypti


Foto: Douglas Saviato / SAN

Uma videoconferência nesta quarta-feira, 7, com as secretarias de Saúde das regiões Sul e Sudeste debateu calendário de ações para os próximos meses, visitas domiciliares, levantamentos entomológicos e recolhimento de pneus. A videoconferência ocorre mensalmente com todos os Estados do país e é intermediada pelo Ministério da Saúde, em Brasília.

Entre as ações que devem ser realizadas ainda neste semestre, está o Dia “D” de recolhimento de pneus na primeira semana de abril. De acordo com o coordenador das doenças do Aedes aegypti (dengue, zica e chicungunha) do Ministério da Saúde, José Brás Padilha, muitos estados têm realizado este recolhimento, mas outros enfrentam muitas dificuldades.

“Queremos que nesta ação tenhamos uma atuação uniforme e convidamos a Reciclanip, empresa especializada na coleta e destinação de pneus inservíveis, para repassar informações sobre o descarte de penus aos Estados”, explica. A Reciclanip é referência da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo.

Santa Catarina não enfrenta problemas graves em relação ao descarte de pneus. De acordo João Augusto Fuck, da Gerência de Vigilância de Zoonoses e Entomologia da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), as maiores dificuldades são nos municípios menores, que muitas vezes não possuem um espaço para o armazenamento ideal.

O Ministério da Saúde destacou também que nos dias 22 e 23 deste mês será realizada uma videoconferência temática com as secretarias de Saúde do Estado e demais órgãos do Governo Federal. A objetivo é a aproximação da saúde nas escolas, fomentando as ações contra o mosquito Aedes aegypti. De acordo com Brás, as equipes estratégicas do Ministério da Saúde irão apresentar alternativas e materiais no formato de vídeo aulas no que diz respeito ao extermínio do inseto.

Esta ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que surgiu como um indutor de políticas entre as áreas de saúde e educação, na perspectiva da prevenção, promoção, atenção e formação à saúde de crianças, adolescentes e jovens da educação básica pública.

Em relação aos números de casos e visitas domiciliares, Fuck salientou que monitorias são realizadas semanalmente e boletins quinzenais são preparados. Em 2018, Santa Catarina não possui nenhum registro de transmissão de dengue, zica ou chicungunha. Há registros apenas de casos importados, ou seja, de pessoas não moradoras do Estado.

A equipe catarinense presente na videoconferência, que também teve a participação do secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, salientou a criação do Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI), em Florianópolis. Desde o início de fevereiro, o local inaugurado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) monitora os imigrantes que chegam ao Estado, sendo que entre os acompanhamentos estão às questões que envolvem a saúde do imigrante.

Informações adicionais para a imprensa
Douglas Saviato
Assessoria de Imprensa 
Secretaria Executiva de Articulação Nacional
E-mail: douglas@san.sc.gov.br
Fone: (61) 3101-0900 / 99304-0198
Site: www.san.sc.gov.br