Videoconferência presta orientações na ADR Araranguá sobre medidas de prevenção de criadouros do Aedes aegypti
A Diretoria da Vigilância Sanitária de Santa Catarina – DIVS/SC, a Diretoria da Vigilância Epidemiológica e a Superintendência de Vigilância em Saúde, promoveram na segunda-feira, 18, uma videoconferência para prestar esclarecimentos sobre a nota técnica conjunta DIVS e DIVE nº 002/2016, que foi acompanhada no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá pelos técnicos da Gerência de Saúde, entre eles os servidores da Vigilância Sanitária e Zoonoses/Programa da Dengue, além de técnicos dos Municípios do Extremo-Sul que atuam na prevenção da dengue.
Na videoconferência foram prestadas orientações sobre as ações a serem adotadas pelas equipes de vigilância sanitária e epidemiológica das Gerências Regionais de Saúde e dos Municípios, para o cumprimento da Lei estadual 15.243 de 29 de julho de 2010, alterada pela Lei Nº 16.871/2016.
Segundo o responsável pelo Programa Dengue na Gerência de Saúde da ADR Araranguá, biólogo Fábio Pereira Sabino, a Lei Nº 16.871/2016 dispõe que além das medidas obrigatórias para evitar a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti em pontos estratégicos como ferro-velhos, borracharias, empresas de material de construção, empresas de transporte de cargas e afins, precisam ser adotadas medidas para fiscalizar imóveis residenciais que possuam acúmulo de água e possam ser potenciais criadouros, trazendo risco de transmissão da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.
Fábio citou que este ano há 31 focos identificados na Região, sendo 18 em Passo de Torres; 8 em Araranguá; 3 em Sombrio; 1 em Turvo e 1 em Santa Rosa do Sul. Somente em 2016, são 4.198 focos confirmados em 123 Municípios do Estado, com 2.884 casos de dengue (com 1 morte em Chapecó), 35 casos de chikungunya e 23 casos de zika vírus em todo o Estado.
Na videoconferência foram ainda prestadas orientações sobre o preenchimento on line do formulário FormSUS (de notificação de irregularidades), permitindo a padronização dos relatórios das ações realizadas pelos técnicos das vigilâncias sanitárias epidemiológica e sanitárias Municipais.
Nesta quarta-feira, 20, serão prestadas outras orientações aos técnicos dos Municípios através de nova videoconferência.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua