Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Videira participa de webconferência...

Videira participa de webconferência sobre solicitação de testes na área da Saúde

Com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre solicitações de testes rápidos de HIV, síflis, Hepatite B e C, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), realizou uma webconferência, na tarde desta quarta-feira, 28. Profissionais da saúde que atuam nos municípios de abrangência da Gerência Regional de Saúde (Gersa) de Videira participaram da transmissão e puderam sanar suas dúvidas.

 De acordo com gerente da pasta, Wilmar Comby, foram repassadas informações sobre a maneira correta de solicitar os testes rápidos. “Para agilizar todo o processo, os municípios também poderão requerer os exames à Secretária de Estado da Saúde, por meio do sistema online Vigilantos. Todo procedimento foi explicado durante a webconferência”, afirmou.

A finalidade do teste rápido é ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, sífilis e Hepatites virais, visando à eficiência do tratamento, começando-o precocemente em caso de resultados positivos. Os exames rápidos são indicados para as gestantes, pacientes que já possuem alguma doença sexualmente transmissível, pessoas que tiveram algum quadro de exposição a riscos, como, por exemplo, relações sexuais sem proteção ou violência sexual.

Malária
A Dive também promoveu, na tarde desta terça-feira, 27, uma webconferência sobre o diagnóstico rápido de malária nas regionais de saúde de Santa Catarina. De acordo com Comby, o procedimento padrão em casos suspeitos de malária é coletar o material e encaminhar para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) fazer a leitura do exame. Contudo, como a malária é uma doença que exige uma intervenção rápida, a SES está descentralizando a realização deste exame. “Entraremos em contato com os laboratórios dos hospitais da região para ver se há interesse de algum realizar este exame. A SES dará todo o apoio necessário, desde material até treinamento dos profissionais da saúde”, assegurou. Comby disse ainda que o principal objetivo desta ação é agilizar o diagnóstico da doença, facilitando o tratamento.

Para o secretário regional, Evandro Colle, a participação dos profissionais de saúde nas webconferências mostra a preocupação que os municípios têm em oferecer um trabalho de qualidade. “A Gersa trabalha para dar suporte técnico e levar informações aos municípios, melhorando a qualidade do atendimento à população”, destacou.

{article Josiane Ugolini – SDR Videira}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support