Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Relações Internacionais
  4. /
  5. Vice-governadora discute parcerias educacionais...

Vice-governadora discute parcerias educacionais e economia sustentável com embaixadora da União Europeia

Foto: Richard Casas / GVG

A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, se reuniu nesta terça-feira, 30, com a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf. Entre os temas abordados, cooperação internacional, intercâmbios educacionais, economia sustentável e empreendedorismo feminino permearam o diálogo, que contou ainda com a participação dos secretários Juliano Froehner (Articulação Internacional), Marcelo Fett (Ciência, Tecnologia e Inovação) e o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

De acordo com Marilisa Boehm, existem fatores comuns a serem trabalhados. “Eu acredito que faremos boas parcerias, a exemplo da área de ciência e tecnologia, empreendedorismo e escola bilíngue. A embaixadora, inclusive, destacou a importância de um ponto bastante comum, a universidade gratuita, o que corrobora o fato de que Santa Catarina está indo ao encontro do que o mundo exige hoje em dia. O nosso estado é modelo para o Brasil, sendo precursor com o programa Universidade Gratuita. Hoje, o estudante que não tem condições de pagar uma universidade não precisa mais ficar sofrendo assim que passa no vestibular e tentar pagar, por exemplo, uma faculdade de medicina.”

A embaixadora, que estava acompanhada pelo representante do European Investment Bank, Marco Diogo, disse estar muito impressionada com a visita a Santa Catarina. “Tenho a impressão de que as pessoas aqui são bem progressistas no quesito de sustentabilidade e também têm uma mente aberta em relação à cooperação internacional. Também estou muito impressionada de ver o comprometimento com as mulheres, incentivo a mulheres empreendedoras e tenho muita certeza de que iremos intensificar nossas relações, sobretudo se pudermos conseguir finalizar o acordo UE-Mercosul. Esta será a ocasião para darmos um salto em nossas relações.”

Também no quesito educacional, o secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, destacou a viabilidade de intercâmbios educacionais, envolvendo o ensino bilíngue para as crianças do ensino fundamental por todo o estado. “Também alinhamos questões referente à economia sustentável, sinalizando a possibilidade de levar a sustentabilidade ao meio industrial, aproximando Santa Catarina com a União Europeia neste processo forte, contínuo e que não vai retroceder. Ou seja, são parcerias importantes para nos mantermos competitivos, com crescimento econômico, mas sempre aliados a uma visão de bem estar sustentável.”

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett, existem muitas frentes que se abrem a partir dessa aproximação entre a comunidade europeia e Santa Catarina. “No que se refere à nossa secretaria, vemos a possibilidade da aproximação com as empresas, com empreendedores. A embaixadora repetiu várias vezes que essa seria uma frente muito produtiva dessa relação, do setor de tecnologia catarinense, especificamente, com o setor de tecnologia da comunidade europeia como um todo. Estamos satisfeitos com essa reunião e na expectativa de que isso possa dar continuidade e gerar bons frutos.”

Já o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto, que teve encontro anterior com a embaixadora, disse que a vinda da diplomata abriu um leque de possibilidades de importantes parcerias, a exemplo de cooperação de bolsas de mestrado e doutorado, vindas de europeus pra cá e trabalhos específicos voltados à transferência de tecnologia.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAI

Assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Internacional

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support