Vice-governador viaja a Nova Iorque para nova rodada de negociações com a TransGas
Uma pequena comitiva liderada pelo vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, segue na noite de terça-feira, 2, para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde participa na tarde desta quarta, 3, de reunião com o presidente e diretor executivo da multinacional TransGas, senhor Adam Victor, para retomar e intensificar as conversações sobre a possível instalação de uma de suas unidades fabris no município de Içara, na região Sul do Estado.
O vice-governador destaca que a finalidade da viagem é de estreitar o entendimento entre o Governo do Estado e a TransGas, além de cobrar uma posição efetiva da empresa em relação à real possibilidade de investimento em terras catarinenses.
“Estamos cientes dos rumores que levantam possibilidade de mudança do local escolhido pela TransGas para investir, colocando em dúvida até a escolha do nosso Estado. Nossa missão é de esclarecer a situação e reforçar o interesse de Santa Catarina em receber essas tecnologias”, explicou o vice-governador, que vem participando do processo desde o primeiro contato em abril deste ano.
Em maio foi confeccionado um Memorando de Entendimento entre o Governo de Santa Catarina e a TransGas, na época assinado pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Fazenda Antonio Gavazzoni, o senador Luiz Henrique e o presidente e diretor Executivo da TransGas, Adam Victor. Eduardo Moreira, Gavazzoni, além do técnico da Fazenda, Renato Lacerda, saíram daquela reunião com a missão de desenvolver as negociações para que Santa Catarina receba os investimentos que podem chegar a R$ 2,7 bilhões e representam soluções para duas grandes demandas nacionais: gás e fertilizantes.
De acordo com o vice-governador, aquele documento representa um compromisso formal de prosseguimento e efetivação das negociações discutidas na reunião, portanto, o objetivo da comitiva é de cobrar uma posição contundente da TransGas. Moreira lembra que o governador Raimundo Colombo também esteve reunido com a diretoria da empresa, reiterando o desejo de receber a multinacional em Santa Catarina, o que reforça ainda mais o bom andamento das negociações.
Acompanha o vice-governador nesta viagem o técnico fazendário, Renato Lacerda, responsável pelos estudos técnicos nas tratativas; o vice-prefeito de Içara, Sandro Serafim, que representa o local escolhido pelo presidente da TransGas, Adam Victor, quando este esteve em nosso Estado; e o secretário executivo do Sindicato de Empresas Extratoras de Minérios de Santa Catarina, engenheiro Fernando Zancan.
Sobre a TransGas
A TransGas é uma empresa global de desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras e limpas para a produção de energia e produtos químicos. Fundada em 1981 e baseada na cidade de Nova Iorque, a companhia reúne como parceiros estratégicos as empresas líderes em desenvolvimento de grandes projetos industriais do mundo. O patrimônio conjunto do grupo de parceiros da empresa ultrapassa meio trilhão de dólares.
A multinacional realizou sua primeira missão de prospecção de oportunidades de investimento no Brasil em dezembro do ano passado em diversos estados brasileiros. Em Brasília, a empresa foi recebida pelo senador Luiz Henrique da Silveira e representantes do Governo de Santa Catarina. Executivos da TransGas estiveram também em Criciúma, onde conheceram o trabalho da SATC e a Associação Brasileira do Carvão Mineral.
Mais informações para a imprensa:
Jornalista Rafael Cardoso
Gabinete do vice-governador
Telefone: (48) 91189821
e-mail:imprensa.eduardo@gmail.com