Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Vice-governador inaugura reforma da...

Vice-governador inaugura reforma da sede da Junta Comercial de Santa Catarina

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Chiodini, e o presidente da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), André Bazzo, inauguraram, nesta quinta-feira, 10, a reforma da sede da Jucesc. O prédio do Governo do Estado, localizado na Avenida Rio Branco, no Centro, passou por uma reforma completa, com um investimento de R$ 2,4 milhões, de recursos próprios. “A sociedade catarinense é extremamente empreendedora, e devemos, como agentes públicos, desburocratizar, para que as empresas tenham mais rapidez e tranquilidade. Com certeza essa nova estrutura fará esse processo com mais agilidade e competência”, destacou Moreira.


Fotos: Jeferson Baldo / GVG

>>> Mais imagens na galeria

De acordo com o secretário Chiodini, o Estado de Santa Catarina registrou, este ano, a abertura de 77 mil novas empresas, 6% a mais do que o mesmo período do ano passado, e foram fechadas 24 mil empresas, dessas, mais da metade estavam inativas. “Faço questão de destacar esse número, pois demonstra a grandiosidade do trabalho da Junta Comercial, com 122 anos de existência o órgão tornou-se imprescindível para os empreendedores. A nossa função é simplificar a vida dos catarinenses”, enfatizou.

O presidente da Jucesc, André Bazzo, explicou que o atual prédio tem mais de 30 anos e que a reforma realizada melhorou todo o sistema elétrico, de telefonia e cabeamento de internet. Também foram trocadas todas as mobílias, divisórias e o piso, e melhorada a área de vigilância e a cobertura da área de atendimento ao público, além de realizada completa pintura na parte interna e externa do prédio. Durante todo o período de reforma, o atendimento ao público não foi interrompido.

Com a reforma concluída, o prédio recebeu um novo nome: Casa do Empreendedor Eggon João da Silva, em homenagem a um dos fundadores da companhia WEG, falecido em setembro deste ano. “Nada mais justo que o nome dado a esse prédio seja Casa do Empreendedor Eggon João da Silva, não tenho dúvida que a contribuição que ele deu de empreendedorismo ao Brasil, atingiram patamares importantes no mundo inteiro, o que nos orgulha, por ser um catarinense”, lembrou o vice-governador Moreira.

Novos serviços

Bazzo explicou que os investimentos são importantes para garantir a estrutura necessária para o crescimento e a modernização dos serviços da Jucesc. Desde junho deste ano, estão funcionando novos serviços que garantem maior agilidade no processo de abertura de empresas no Estado. As inovações implantadas beneficiam empreendimentos de diferentes portes.

Para as pequenas empresas, a novidade é o serviço 90 minutos. Quem chega à Jucesc entre 13h30 e 16h30 com encaminhamento exclusivamente via documentação eletrônica, tem processo resolvido em até 90 minutos. A medida vale para abertura de empresa individual de responsabilidade limitada, empresário individual e sociedades limitadas. O serviço está disponível em Florianópolis, Jaraguá do Sul, Blumenau, Mafra e Joaçaba. Em todas estas unidades, o prazo do serviço é de 90 minutos, mas o horário limite para a entrada da documentação pode variar de uma cidade para outra.

Já para empresas de maior porte, a novidade é o serviço Via Azul, uma etiqueta em cor diferenciada para os casos enquadrados como prioridade. Um grupo de colaboradores atenderá as demandas deste grupo apresentando resposta em um prazo máximo de 48 horas. São contempladas empresas com capital aberto ou fechado a partir de R$ 5 milhões. Em Santa Catarina, são cerca de 2 mil companhias com esse perfil e todas receberam comunicados sobre o serviço oferecido. As empresas estatais e os projetos do SC+Energia, voltados para atração de empreendimentos de energia limpa, também são atendidas pelo novo sistema.

Outra novidade é o Jucesc Móvel, aplicativo disponível para smartphones e tablets. Com ele, os usuários têm acesso a informações sobre o andamento de seus processos, notícias, manuais, modelos, tabela de preços e aos canais de atendimento da Junta Comercial. O aplicativo está disponível na Play Store para dispositivos Android e na App Store para dispositivos iOS.

As novidades implantadas na Jucesc fazem parte do programa Simplifica, criado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) como um plano de modernização da Jucesc com objetivo de desburocratizar a máquina pública e atender as demandas do setor produtivo.

Balanço

Entre o início de janeiro e o final de novembro deste ano, 77,2 mil empresas de diferentes portes foram abertas em Santa Catarina. No mesmo período, 24 mil encerraram suas atividades. Ou seja, o saldo do ano até novembro é positivo em 53,2 mil novas empresas catarinenses (a maioria de pequeno porte). Com esse ganho, hoje são 591 mil empresas ativas na Jucesc.

Bazzo lembra, ainda, que entre janeiro e novembro foram prestados 443 mil serviços na Jucesc, uma média de 8,9 mil serviços por semana, o que comprova a grande demanda junto ao órgão.

Em todo o Estado, são 53 escritórios regionais da Junta Comercial e mais 22 postos de atendimento. Mais informações sobre os serviços e sobre os horários de atendimento nas diferentes unidades estão disponíveis no site oficial da Jucesc.

Informações adicionais para a imprensa:

Sabryna Sartott
Assessoria do Gabinete do Vice-Governador
E-mail: sabrynasartott@gmail.com
Fone: (48) 3665-2283 e (48) 9138-8722
Site: www.sc.gov.br 

Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3008/8843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Michelle Nunes
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-4243/9929-4998
Site: www.sds.sc.gov.br