Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Veleiro da UFSC para...

Veleiro da UFSC para pesquisas oceanográficas entra em fase decisiva de construção no Sapiens Parque

A menos de um ano do prazo previsto para conclusão da construção do veleiro de alumínio naval de 60 pés, que será utilizado para pesquisas oceanográficas e engenharia submarina por pesquisadores e alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e universidades parceiras, a concepção do barco entra na fase decisiva. Nesta segunda-feira (14/10), a partir das 9h, alunos e professores do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC, realizam nas instalações do Instituto do Petróleo, Gás e Energia (INPETRO), no Sapiens Parque, em Florianópolis, uma das etapas importantes do projeto, a virada do casco do veleiro.

“O veleiro começa a tomar vida. Com este primeiro movimento ele ficará na posição definitiva para colocação no mar”, comenta o professor Orestes Alarcon, do EMC, idealizador do projeto. De acordo com o professor Jair Carlos Dutra, um dos coordenadores da iniciativa, essa é uma operação importante e complexa. “Não é uma atividade comum devido às dimensões e o peso do que foi construído até agora”, explica. “Rodas de virada” que serão fixadas ao casco permitirão a rotação, da posição virada (que facilita as operações de construção da estrutura e do chapeamento do casco) até a posição correta.

Quando pronto, em setembro de 2014, a embarcação denominada ECO – Expedição Científica Oceanográfica – será o primeiro veleiro de pesquisa no Brasil, construído por uma universidade brasileira, com autonomia para realizar expedições científicas de longo percurso, incluindo o continente Antártico.

Foto: Sapiens Parque/Divulgação

Sobre o Sapiens Parque

Em uma área de 435 hectares, no Norte da Ilha de Santa Catarina, o Sapiens Parque é um parque de inovação concebido para ser referência em inovação, pesquisa, tecnologia e sustentabilidade. O empreendimento deverá alavancar investimentos na ordem de R$ 2,43 bilhão, incluindo terreno, infraestrutura e prédios, gerando cerca de 27 mil empregos diretos e 33 mil indiretos ao longo dos próximos 10 anos.

Mais informações:
Assessoria do Sapiens Parque
João Paulo Borges
Fone: (48) 30256595

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support