Programa da Celesc de inclusão ganha carro adaptado para funcionários com deficiência
Em iniciativa pioneira no meio empresarial, a Celesc adaptou veículo de sua frota para pessoas com deficiência física, com marcha automática e controle de freio e acelerador instalado no volante. A ação faz parte do programa Celesc Incentiva, desenvolvido para estimular ações de acessibilidade e inclusão na empresa.
Foto: Divulgação / Celesc
>>> Imagem para download na galeria
Uma das metas da companhia para inclusão de empregados com deficiência é fornecer ferramentas e condições adequadas para o desenvolvimento das atividades de trabalho, e a adaptação do veículo vem ao encontro dessa mudança. O Incentiva quer assegurar ainda o cumprimento de leis e normas específicas que permitam a acessibilidade dos consumidores às áreas de atendimento.
Além das pessoas com deficiência, o programa é voltado à diversidade de gênero, opção sexual e idade. “Este é um programa para inclusão e valorização das diferenças. Acreditamos que a diversidade confere à organização uma competência coletiva, permitindo enxergar novas possibilidades, novas soluções, novas perspectivas para a realização dos negócios”, analisa o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.
Mais autonomia
O veículo adaptado traz uma nova realidade à rotina de trabalho de funcionários com deficiência física, como é o caso da idealizadora e atual coordenadora do programa, Regiane Marlene Dias. “Dirigir um carro corporativo adaptado é uma sensação incrível de não ser diferente”, observa. Ela ressalta que o veículo irá proporcionar autonomia e independência para o exercício de suas atribuições profissionais.
Na foto: Regiane Dias / Divulgação / Celesc
Saiba mais
Incentiva Gênero
O programa quer aumentar as oportunidades das mulheres em cargos de direção na Celesc, historicamente ocupados por homens. Hoje 100 mulheres ocupam posições de chefia e, por meio de cursos de desenvolvimento de liderança, a meta é que em 2020 sejam 110, um aumento de 10%.
Incentiva Idade
Para promover a relação interpessoal e trazer oportunidades de crescimento das diferentes gerações que dividem espaço na Celesc – os baby boomers, a geração X e a geração Y – o programa irá atuar nas políticas públicas do estado para idosos; criar políticas de RH para inserção de 20% de Jovens Aprendizes no mercado de trabalho; além de estender o programa Vivendo e Valorizando a Aposentadoria (ViVA) aos empregados que se encontrem em fase de aposentadoria em até cinco anos.
Incentiva Orientação Sexual
A proposta é criar políticas de RH que garantam a igualdade de tratamento a todos os empregados nos benefícios oferecidos pela empresa, independente de sua orientação sexual. Também será oferecida ferramenta interna para denúncia de assédio, discriminação e violência contra os colaboradores LGBT.
Incentiva Raça-Cor
O programa quer garantir igualdade no acesso ao desenvolvimento na carreira, promovendo, quando necessário, capacitação específica para garantir o progresso funcional dos profissionais negros na empresa. Outra ação é sensibilizar os empregados para que evitem toda forma de discriminação contra negros, inclusive nas palavras e expressões com conotação preconceituosa.
Assessoria de Imprensa Celesc
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc
E-mail: comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br