Validadas as ações para o Plano Estadual de Cultura de Santa Catarina
O Fórum Estadual de Cultura, realizado entre os dias 24 e 25 de junho, em Florianópolis, finalizou o Plano Estadual de Cultura de Santa Catarina. Com grande participação de artistas, técnicos da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e sociedade civil, foram definidas as diretrizes, estratégias e ações para a cultura no Estado.
A partir do texto validado no Fórum, será elaborada uma minuta de projeto de lei, que será encaminhado ao Conselho Estadual de Cultura e depois seguirá para avaliação da Assembleia Legislativa. O Fórum aprovou propostas para melhorias na infraestrutura, patrimônio cultural, formação, difusão, criação, inovação e gestão.
Entre as propostas, está a criação de uma Secretaria de Estado específica para a área da Cultura e revisão da lei do Conselho Estadual de Cultura e mudanças na distribuição dos recursos do Funcultural, com a criação de novos editais para atender mais setores. “A proposta é de que haja um planejamento de curto, médio e longo prazo para uma distribuição mais ampla dos recursos do governo”, explicou a gerente de políticas de Cultura da SOL, Susana Bianchini.
O evento teve aproximadamente 500 inscritos de diversas cidades de Santa Catarina. Os participantes se dividiram em seis grupos de trabalho por eixos temáticos no primeiro dia e trabalharam em assembleia discutindo e validando todos os pontos analisados pelos grupos de trabalho, no segundo dia. “A grande participação do público é fundamental para tenhamos um Plano representativo dos anseios da classe artístico-cultural, que sirva de direcionamento das políticas públicas para a cultura e também de acompanhamento e controle para a sociedade”, destacou a analista de Cultura da SOL, Edina De Marco.
Informações adicionais
Raquel Santi
Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte
Telefone: (48) 3665-7400