Cardápio da rede estadual de ensino terá mais produtos da agricultura familiar
Alimentação escolar dos alunos da rede estadual de ensino está mais saudável. Arroz, feijão, fubá, doce de banana, leite, suco de uva e mel estão entre os produtos não perecíveis da agricultura familiar incluídos no cardápio da rede estadual de ensino desde o mês de abril. Uma nova licitação foi aberta pela Secretaria de Estado da Educação (SED) para aquisição de mais 25 itens perecíveis – hortifrutis, legumes e carnes.
Interessados têm até o dia 22 de setembro para se inscrever no Portal de Compras do Governo do Estado e participar da chamada pública. “Podem apresentar propostas as novas cooperativas e aquelas que já fornecem alimentos não perecíveis podem participar”, explica o diretor de Apoio aos Estudantes da SED, Osmar Matiola. Das 18 cooperativas que atualmente fornecem o alimento para a rede estadual de ensino, nenhuma é da região Norte. Daqui parte apenas a distribuição.
Em Joinville, sempre na última semana do mês, os caminhões do Centro de Distribuição da Nutriplus fazem a entrega de 43 mil quilos de alimento não perecíveis. O produto chega a 156 escolas localizadas nas regiões de Ibirama, Jaraguá do Sul, Joinville e Mafra e Rio do Sul. Outros quatro centros de Brusque, Criciúma, Joaçaba e Chapecó completam a entrega no Estado.
Desde 2009, uma legislação federal determina que 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sejam utilizados para compra de alimentos da agricultura familiar. “O programa incentiva a economia do pequeno produtor e ainda garante ao aluno a qualidade dos alimentos”, avalia a secretária regional, Simone Schramm.
Nova licitação até 22 de setembro
Está publicado o edital de chamada pública para ampliar a aquisição dos produtos de pequenos agricultores. Interessados têm até o dia 22 de setembro para se inscrever no Portal de Compras do Governo do Estado. Serão adquiridos 25 itens da agricultura familiar: aipim; alface lisa ou crespa; banana branca e prata; batata doce; batata inglesa; biscoito caseiro de milho; carne bovina músculo moída; carne bovina, patinho em cubos; carne suína pernil em cubos; cebola; cenoura; farinha de milho; filé de tilápia; peito de frango; coxa e sobrecoxa de frango; iogurte de morango; laranja; leite; maçã fugi ou gala; ovos; pão caseiro; repolho; suco de uva; tempero verde; tomate.
{article Ana Paula Keller – SDR Joinville – Assinatura}{text}{/article}