Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite: Média de imunizações na região de SLO gira em torno de 70%
Teve início ainda no dia 06 de agosto e segue até o dia 31 deste mês a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o arampo. Devem ser vacinadas crianças de um ano até quatro anos e 11 meses e 29 dias.
O Dia D aconteceu no último sábado, 18, das 8h às 17h. Em todo o território catarinense, 1.102 salas de vacina estiveram abertas. A região de São Lourenço do Oeste compreende 13 municípios e em todos eles as Unidades de Saúde receberam muitas crianças.
Em Quilombo por exemplo, 60% da meta de vacinação havia sido atingida até o último sábado. “Até o dia 31 chegaremos perto de 100%” – comenta o secretário municipal de Saúde, Antonio Luiz Zamignan. Em São Lourenço do Oeste, o dia D atingiu 65% do público-alvo, ultrapassando a meta estipulada até esta data, de 62%. Coronel Martins já imunizou até o momento (dia 21/08), 83,18% do público alvo. A média geral de imunização nos 13 municípios gira em torno de 70% até agora.
Sobre a prevenção da Poliomielite
No Brasil, não há circulação de poliovírus selvagem desde 1990, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a baixa taxa de vacinação fez com que o Ministério da Saúde antecipasse para agosto o início da campanha de vacinação.
Sarampo
A imunização contra essa doença exige duas doses. Normalmente, no setor público a primeira é dada aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral.
Devido aos surtos observados em alguns Estados do Brasil, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação da doença.
Informações adicionais para a imprensa
Juliana Balotin
Assessora de Comunicação – ADR São Lourenço do Oeste
49 98837-9273