Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Vacinação contra gripe é...

Vacinação contra gripe é ampliada para crianças menores de cinco anos

A Secretaria de Estado da Saúde ampliou a faixa etária das crianças a serem vacinadas contra a gripe. Meninos e meninas com menos de cinco anos devem ser levados aos postos de saúde para serem imunizados, a partir da próxima segunda-feira, 17.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe terminou no último dia 10 de maio. No entanto, as unidades de saúde de Santa Catarina continuam vacinando os grupos prioritários e o fará enquanto houver doses disponíveis.

“Era um desejo do Estado imunizar todas as crianças menores de cinco anos. Avaliando o quantitativo de vacinas ainda disponíveis, conseguimos estender o benefício para essa faixa etária tão importante”, explica o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira.

A ampliação beneficiará 170 mil crianças catarinenses que poderão ser imunizadas contra a gripe. “Estas crianças, apesar de não serem consideradas como parte dos grupos prioritários para vacinação contra influenza pelo Ministério da Saúde, possui uma elevada taxa de hospitalização, justificando assim a indicação”, afirma o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fábio Gaudenzi.

A Secretaria de Estado da Saúde orienta que os pais levem seus filhos com idade de seis meses a menores de cinco anos, que ainda não foram vacinados contra a influenza, a um posto de vacinação, acompanhados da carteirinha de vacinação. “Além disso, o Estado recomenda que os municípios intensifiquem a busca de pessoas ainda não vacinadas pertencentes a todos os grupos prioritários, especialmente os portadores de doenças crônicas e idosos”, acrescenta o gerente de Imunização Eduardo Macário.

Campanha
Até esta sexta-feira, 14, Santa Catarina alcançou uma cobertura de 95,5% para a vacina contra influenza em todos os grupos. Foram mais de 1,37 milhão de doses aplicadas nos grupos prioritários. Dos 295 municípios catarinenses, 288 (98,3%) ultrapassaram a meta de 80% de cobertura nos grupos, garantindo assim que a população de maior risco para terem complicações por gripe esteja imunizadas antes do inverno.

No dia 15 de maio, foi ampliada a vacina para crianças com idade de dois anos a dois anos, onze meses e 29 dias. Desde então, 26 mil crianças desta faixa etária já foram imunizadas.

Os municípios poderão utilizar estrutura da campanha de vacinação contra pólio, que ocorrerá até o dia 21 de junho, como estratégia para vacinar estas crianças.

Gripe
Ao surgirem sintomas de gripe, como febre, tosse ou dor de garganta, dor de cabeça ou dor no corpo, as pessoas, vacinadas ou não, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para assistência médica, diagnóstico e tratamento adequado, evitando o agravamento. O profissional de saúde irá avaliar o quadro clínico, e a necessidade da utilização do Antiviral Fosfato de Oseltamivir. A automedicação não deve ser estimulada, pois além de mascarar sintomas da gripe dificultando o diagnóstico, pode provocar uma demora do paciente na procura do serviço de saúde para tratamento adequado.

Informações adicionais:
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 3221-2071

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support