Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Vacinação contra a Influenza...

Vacinação contra a Influenza terá início no dia 25 de abril

No dia 8 de abril, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Dive/SC) realizará uma videoconferência com todas as equipes regionais e municipais de imunização de Santa Catarina. Na ocasião, serão discutidas as estratégias referentes a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Estado, que terá início no próximo dia 25 de abril e seguirá até 20 de maio. O dia D para vacinação será 30 de abril.

De acordo com a gerente regional de Saúde, Maria da Graça Nomura, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina não recebeu até o momento o cronograma de distribuição de vacinas por parte do Ministério da Saúde, entretanto, o Governo Federal já divulgou que até o dia 15 de abril, cerca de 48% do total de doses terão sido enviadas para todos os estados brasileiros. Ainda segundo o Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2016, emitido pelo Ministério da Saúde, Santa Catarina receberá 1,759 mil doses da vacina no total. Desta forma, se cumprida a previsão de envio da primeira remessa, o Estado deverá receber 844 mil doses para iniciar a campanha.

Da Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cenadi) do Ministério da Saúde, com sede no Rio de Janeiro, as vacinas seguem por transporte aéreo para todos os estados. Em Santa Catarina, as doses chegam na Central de Frios em São José onde são conferidas e distribuídas às 19 Gerências Macrorregionais de Saúde para serem retiradas pelos municípios. Em Chapecó, no Oeste catarinense, está situada a macrorregional que distribui as doses para os municípios da região de São Lourenço. 

Durante o processo de encaminhamento das vacinas, que leva em média de uma a duas semanas, as doses devem ser conservadas em temperatura entre 2°C e 8°C. Qualquer variação fora dessa faixa poderá acarretar perda da qualidade ou até mesmo inutilização das vacinas.

Atenção para os grupos prioritários

Nesta campanha, serão vacinados os indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, os presos e os funcionários do sistema prisional.

Casos confirmados para Influenza em Santa Catarina

De 1 de janeiro a 4 de março de 2016, foram notificados 26 casos suspeitos em Santa Catarina. Destes, seis foram confirmados como sendo infecção pelo vírus Influenza A (H1N1). Não foram registrados óbitos.

(Com informações da Assesoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde)

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 8832-1734
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrsaolourencodooeste

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support