Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Unidades móveis de enfrentamento...

Unidades móveis de enfrentamento à violência contra a mulher percorrem região serrana

As unidades móveis do programa Mulher, Viver Sem violência em Santa Catarina percorrem os municípios de Lages e São Joaquim na segunda e terça-feira, 28 e 29. Os ônibus tem o propósito de ser base itinerante do enfrentamento à violência contra as mulheres, em especial, as do campo. A atividade é organizada pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional e prefeituras.

O cronograma prevê uma série de atividades junto a instituições ligadas à questão da mulher. Entre elas, estão palestras e minicursos; atividades lúdicas; cordel de literatura; rodas de conversa; além dos atendimentos. Os temas envolvem assuntos como direitos da mulher; prevenção da violência; saúde da mulher; ciranda com crianças e adolescentes; organização de associações e cooperativas. “As atividades foram pensadas para dar informação sobre a questão da violência contra a mulher, mas também para envolver a família, a mulher cidadã”, lembra a coordenadora Estadual da Mulher, Célia Fernandes.

Na assistência social, as mulheres vítimas de violência recebem apoio por meio dos equipamentos como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros Especializados de Assistência Social (Creas). O estado possui 91 Centros Especializados de Assistência Social (Creas) e está construindo mais 28 em várias regiões do Estado por meio do Pacto pela Proteção Social. São unidades públicas responsáveis pela oferta de orientação e apoio especializado e continuado às mulheres vítimas de qualquer tipo de violência. Santa Catarina também conta com 367 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que se destinam à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social – discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências. O Cras é uma unidade de proteção social, que tem por objetivo prevenir estas ocorrências. Outras 80 unidades também estão sendo construídas.

Histórico

A adesão ao programa do governo federal Mulher, Viver Sem Violência foi assinada em 5 de dezembro de 2013. O programa prevê o atendimento às mulheres nas áreas de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda. Além da assinatura do termo de adesão ao programa, o Governo do Estado recebeu dois ônibus para o atendimento ao enfrentamento da violência contra a mulher no campo e na floresta. Os dois ônibus, no valor de R$ 550 mil cada, são equipados com salas de atendimento individual.

Informações adicionais:
Luciane Lemos
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação 
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-0906 / 3664-0753

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support