Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Unidade móvel de enfrentamento...

Unidade móvel de enfrentamento à violência contra mulher é lançada na localidade de Arvoredo em São Joaquim

unidade movel de enfrentamento a violencia contra mulher e lancada na localidade de arvoredo em sao joaquim 20161129 2027713036

Uma das unidades móveis do programa Mulher, Viver Sem violência em Santa Catarina chegou ao município de São Joaquim, na localidade de São Sebastião do Arvoredo nesta terça-feira, 29. O ônibus tem o propósito de ser a base itinerante do enfrentamento à violência contra as mulheres, em especial, as do campo. A atividade é organizada pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional – São Joaquim.

 

unidade movel de enfrentamento a violencia contra mulher e lancada na localidade de arvoredo em sao joaquim 20161129 1413507677Na oportunidade participaram do encontro mulheres da comunidade e os alunos da Escola Básica Municipal Maria Aparecida Nunes. O cronograma prevê uma série de atividades junto a instituições ligadas à questão da mulher. Entre elas, estão palestras e minicursos; atividades lúdicas; cordel de literatura; rodas de conversa; além dos atendimentos. Os temas envolvem assuntos como direitos da mulher; prevenção da violência; saúde da mulher; ciranda com crianças e adolescentes; organização de associações e cooperativas. “As atividades foram pensadas para dar informação sobre a questão da violência contra a mulher, mas também para envolver a família, a mulher cidadã”, lembra a coordenadora Estadual da Mulher, Célia Fernandes.

 

 

 

unidade movel de enfrentamento a violencia contra mulher e lancada na localidade de arvoredo em sao joaquim 20161129 1554334571A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani ressaltou a oportunidade que o programa oferece levando as informações para a mulher viver sem violência. “A mulher não pode mais ficar no silêncio diante da violência. É preciso buscar ajuda e para isso é necessário conhecer seus direitos. Passar estas informações aos alunos também é fundamental para que o assunto chegue até às famílias”, destacou a secretária.

No cronograma o ônibus segue nesta quarta-feira para a localidade de Altos da Boa Vista, em Bom Jardim da Serra, visitando na quinta-feira, 1º, a localidade de São Francisco, em Urubici. No dia 2, sexta-feira, o projeto chega à localidade de Divino Espírito Santo, em Rio Rufino, e finaliza no sábado, 3, na localidade de Barbaqua, em Bom Retiro. O ônibus permanece nas localidades das 9 às 17 horas.

Histórico

A adesão ao programa do governo federal Mulher, Viver Sem Violência foi assinada em 5 de dezembro de 2013. O programa prevê o atendimento às mulheres nas áreas de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda. Além da assinatura do termo de adesão ao programa, o Governo do Estado recebeu dois ônibus para o atendimento ao enfrentamento da violência contra a mulher no campo e na floresta. Os dois ônibus, no valor de R$ 550 mil cada, são equipados com salas de atendimento individual.

Em caso de violência procure o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e as Delegacias.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) atende as famílias cujo vínculos familiares e comunitários estão fragilizados

Central de Atendimento a Mulher: 180

Disque Denúncia: 181

Informações adicionais:
Elenise Melo Nunes

Assessoria de Comunicação

Agência de Desenvolvimento Regional –  São Joaquim

E-mail: sdr-saojoaquim@spg.sc.gov.br
Telefone: (49) 3233-8301 / (49).99148.1016

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support