Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Unidade de Minimamente Processados...

Unidade de Minimamente Processados fortalece agricultura da região de Jaraguá do Sul

Foto: Ana Cenatti / ADR de Jaraguá do Sul

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Epagri e do Programa SC Rural, e da prefeitura de Jaraguá do Sul, a Cooperativa de Produção Agropecuária de Jaraguá do Sul (Copajas) e Condomínio dos cooperados da Cooperativa de Produção Agropecuária de Jaraguá do Sul (Coodocooper) inauguraram nesta sexta-feira,1º, a Unidade de Minimamente Processados de Jaraguá do Sul.

>>>Mais imagens na galeria

A unidade irá atender inicialmente 98 cooperados, alguns com produção semanal e outros com produção esporádica. Segundo o presidente da Copajas, Sereno Zilse, inicialmente serão verduras e legumes para escolas, hospitais e indústrias. “Quero agradecer o incentivo que foi dado para a agricultura, pois hoje estamos colhendo os frutos de uma longa caminhada”, falou.

A presidente do Condocooper, Ivanete de Souza, lembrou que a ideia surgiu em 2013 como mais uma opção de renda e vantagens para os cooperados. Em 2015 o projeto foi aprovado pelo Programa SC Rural e a partir daí teve início a busca por um local adequado para as instalações. A prefeitura cedeu o local do antigo abatedouro, fechado há 12 anos. A Epagri foi responsável por elaborar o projeto e capacitar os agricultores e o SC Rural repassou R$ 172,9 mil para a compra dos equipamentos. “Posso dizer que foi a persistência que nos trouxe até aqui, a partir de agora será trabalho”, afirmou.

O gerente regional da Epagri de Joinville, Hector Haverroth, destacou que é possível viver da agricultura com qualidade e é por isso que a Epagri incentiva novos projetos. “Com a unidade em funcionamento será possível ter mais apoio, mais cooperados, aumentar a produção e renda. Desejo que seja uma unidade que dê orgulho para Jaraguá do Sul”, concluiu.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, destacou o esforço do Governo do Estado em estar presente no fortalecimento da agricultura. “A Epagri já fez muito por Santa Catarina e mais uma vez está presente neste projeto que envolve uma comunidade inteira, sentimo-nos felizes por fazer parte”, ressaltou Floriani.

No mesmo ato a Copajas e Condocooper apresentaram a marca “Sabor do Vale”, que vai estar nas embalagens dos alimentos processados na unidade.

{article Ana Cenatti – ADR Jaraguá do Sul}[text]{/article}