Unesc oficializa doação de terreno para construção do Centro de Inovação
A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), oficializou na tarde desta quarta-feira,12, a doação do terreno para o Governo do Estado para a construção do Centro de Inovação e Tecnologia. O reitor Gildo Volpato e o secretário do Desenvolvimento Regional, João Fabris, estiveram no cartório assinando a escritura pública, sendo encaminhada para o registro de imóveis. Com um espaço de pouco mais de 5,6 mil metros quadrados, o Centro de Inovação será construído junto ao Iparque/Unesc, área da universidade voltada para Pesquisa e Desenvolvimento, um dos focos do projeto.
Após alguns entraves burocráticos, a Universidade conseguiu fazer a transferência do terreno, já que o projeto também é de interesse da entidade. “Nós estamos juntos com o Governo do Estado desde a ideia inicial deste projeto. A região do Iparque, onde será construído o prédio, irá se potencializar e transformar-se em um centro de inteligência”, afirma o reitor.
De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Jean Vogel, o próximo passo é o realinhamento do projeto e posteriormente os encaminhamentos legais para a licitação da obra. “É preciso verificar se o projeto está correto com as definições do terreno. Depois disso, iniciaremos a documentação para o processo licitatório”, explica.
Segundo o secretário João Fabris, a escritura e o número da matrícula serão enviados o mais breve possível a Florianópolis para que os próximos passos sejam encaminhados. “Este era nosso único problema para começarmos a construção do Centro de Inovação, agora a SDR irá acompanhar todo o processo licitatório e dar continuidade ao projeto que com certeza vai trazer desenvolvimento econômico para a nossa região”, complementa Fabris.
Sobre o Centro de Inovação
O Centro de Inovação de Criciúma é uma das 13 unidades que estão sendo construídas no Estado. O projeto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) valoriza a cultura inovadora e o empreendedorismo. “O Governo do Estado elegeu a inovação como pilar estratégico para o desenvolvimento. Estamos preparando Santa Catarina para a economia do conhecimento, gerando riquezas e mais empregos”, diz o secretário da SDS, Carlos Chiodini.
O projeto é de 3.752 metros quadrados e está orçado em, aproximadamente, R$ 7,5 milhões. O edifício contará com incubadoras e aceleradoras de empresas, laboratórios de ponta, poupa-tempo do empreendedor, centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), centro de treinamento, entre outros.
Além de Criciúma, estão sendo construídos Centros de Inovação nas cidades de Chapecó, Joaçaba, Tubarão, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages e São Bento do Sul. Receberão o projeto também os municípios de Joinville, Florianópolis, Blumenau, Rio do Sul e Brusque. “Santa Catarina será beneficiada com a criação de negócios de valor agregado e dinamização da economia”, afirma Chiodini.
{article Paula Darós Darolt – SDR Criciúma}{text}{/article}