Um dos menores municípios do Estado, Macieira espera com o DEL reverter o êxodo juvenil
O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) de Macieira, no meio-oeste do estado, entrou em uma nova fase. Agora, com a consolidação do
Conselho de Desenvolvimento, a próxima fase é a estruturação das Câmaras Técnicas, que conta com especialistas em cada uma das suas áreas.
O objetivo do DEL, ligado ao programa Gente Catarina, é promover uma gestão participativa em que os projetos prioritários do município sejam implementados no menor tempo possível.
Articuladora local do programa DEL em Macieira – uma das 10 menores cidades do estado, segundo dados do Censo 2022, a secretária de educação Marilucy Bonassa Setti descreve como positiva a iniciativa, principalmente em municípios desse mesmo porte.
Uma das grandes preocupações da secretária é com o futuro dos jovens, que muitas vezes acabam indo embora da cidade, por falta de oportunidades e por não enxergarem potência na cidade
A ideia é tentar trazer também a juventude para as discussões das Câmaras Técnicas e melhorar a vida dos cidadãos.
Além de Macieira, o DEL no Meio-Oeste também está sendo implementado em mais 17 cidades. Mais de R$ 1 milhão foram investidos para a criação do programa.
Repórter: Kenia Casagrande