Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Um convite à preservação...

Um convite à preservação e pesquisa: Parque Estadual Rio Canoas será inaugurado

Com a abertura de duas trilhas, o Parque Estadual Rio Canoas será inaugurado, no dia 23 de novembro, em Campos Novos. Criado pelo Decreto nº 1.871, de 27 de maio de 2004, o Parque Estadual Rio Canoas (PERC) localiza-se no Distrito do Ibicuí, município de Campos Novos e constitui-se no maior remanescente da Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucárias) presente na região do entorno do reservatório do Aproveitamento Hidrelétrico de Campos Novos, conforme o plano de manejo do Parque Estadual Rio Canoas.

A programação de abertura ao público na sexta-feira, 23 de novembro, será desenvolvida das 13h30min às 18h. Após a solenidade de inauguração, será visitada uma das trilhas da unidade de conservação. A gestão do Parque Estadual Rio Canoas é do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a co-gestão da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP Grimpeiro, do município de São Domingos.

A funcionária pública estadual do IMA e Coordenadora da Unidade de Conservação, Leila Albert, explica que há dois anos foi dado início às obras de infraestrutura para inauguração e abertura à visitação pública no Parque Estadual Rio Canoas. Até então, o parque era aberto à visitação agendada, de grupos menores, envolvendo pesquisadores e universidades. “Essa data de 23 de dezembro, dia da inauguração abre as portas para a comunidade em geral, ao turismo em si”, comentou Leila, observando que a infraestrutura foi construída basicamente a partir de recursos de compensação ambiental da Enercam e UHE Anita Garibaldi, no caso CTG Brasil de Abdon Batista.

O Parque Estadual Rio Canoas conta com o Centro de Visitação (CV), quatro trilhas, sendo que duas estão abertas à visitação pública a partir do dia 23, a Trilha do Cemitério (que além das paisagens naturais e peculiaridades do meio ambiente, traz informações sobre o histórico cultural do local) e a Trilha da Lagoa (com maior apelo ao ciclo das águas). A Trilha das Águas e a Trilha do Lajeado Roberto estão em construção. Leila Albert ressalta que a co-gestão da Unidade de Conservação pela OSCIP Grimpeiro se dá por meio de compensação ambiental e envolve manutenção do parque, bem como o uso público, neste aspecto, atendimento de escolas e universidades e pesquisadores, por exemplo. “A partir do dia 23, o Parque Estadual Rio Canoas estará aberto da quarta a domingo, sendo que o horário de funcionamento de quarta a sexta-feira será das 09h às 17hs e aos sábados e domingos das 13hs às 18hs, com agendamento pela pagina da unidade de conservação no facebbok ou por meio do telefone whatsapp”, informou. O telefone é o  (49) 9 – 9836-4969.

joomplu:39453

O Parque Estadual Rio Canoas está aberto a pesquisas por meio de autorização solicitada previamente.  Atualmente duas pesquisas estão em andamento na Unidade de Conservação, uma abordando a infestação de pinus e outra sobre o geoprocessamento da área do parque e entorno. O parque, porém, já foi objeto de pesquisa em 14 projetos em várias áreas, tanto fauna, quanto flora. “É um campo vasto, o parque é relativamente novo, tem apenas 14 anos e ainda uma grande demanda de pesquisa, estamos de portas abertas às universidades”, declarou Leila Albert.

Por ser uma Unidade de Conservação na modalidade parque, é permitida visitação e uso público, com o devido acompanhamento. A empresa Campos Novos Energia S/A – ENERCAN – adquiriu e repassou ao Governo do Estado a área de 1.133 hectares onde foi criado o PERC, como parte da compensação ambiental referente ao licenciamento do Aproveitamento Hidrelétrico de Campos Novos no Rio Canoas.

joomplu:39454

O ambiente do Parque é predominantemente florestal e as matas do PERC representam um importante refúgio para uma grande diversidade de animais. “Desde que a OSCIP Grimpeiro iniciou os trabalho na co-gestão do parque fazemos o trabalho de monitoramente de fauna e de transgressão. Temos vários registros de animais expressivos como o leão-baio, o gato maracajá e servos diversos, entre outros. Uma das principais características ou destaques do Parque Estadual Rio Canoas é o grande corredor ecológico com diversidade genética e de animais muito grande. E, além disso, o Parque é um grande fornecedor de água para o entorno, temos várias nascentes e fontes”, detalhou o engenheiro florestal da OSCIP Grimpeiro, Michel Casal. A OSCIP Grimpeiro conta ainda com os profissionais Thays Casal (bióloga), Felipe Dutra e Vitor Souza (Monitores de Trilha) e acompanhamento do presidente da Organização Jarez Caméra.

Fonte: Informações constantes do Plano de manejo do Parque Estadual Rio Canoas. Instituto do Meio Ambiente, entrevistas de profissionais e texto da ASCOM ADR Campos Novos. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support