Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Um convite à preservação...

Um convite à preservação e pesquisa: Parque Estadual Rio Canoas será inaugurado

Com a abertura de duas trilhas, o Parque Estadual Rio Canoas será inaugurado, no dia 23 de novembro, em Campos Novos. Criado pelo Decreto nº 1.871, de 27 de maio de 2004, o Parque Estadual Rio Canoas (PERC) localiza-se no Distrito do Ibicuí, município de Campos Novos e constitui-se no maior remanescente da Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucárias) presente na região do entorno do reservatório do Aproveitamento Hidrelétrico de Campos Novos, conforme o plano de manejo do Parque Estadual Rio Canoas.

A programação de abertura ao público na sexta-feira, 23 de novembro, será desenvolvida das 13h30min às 18h. Após a solenidade de inauguração, será visitada uma das trilhas da unidade de conservação. A gestão do Parque Estadual Rio Canoas é do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a co-gestão da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP Grimpeiro, do município de São Domingos.

A funcionária pública estadual do IMA e Coordenadora da Unidade de Conservação, Leila Albert, explica que há dois anos foi dado início às obras de infraestrutura para inauguração e abertura à visitação pública no Parque Estadual Rio Canoas. Até então, o parque era aberto à visitação agendada, de grupos menores, envolvendo pesquisadores e universidades. “Essa data de 23 de dezembro, dia da inauguração abre as portas para a comunidade em geral, ao turismo em si”, comentou Leila, observando que a infraestrutura foi construída basicamente a partir de recursos de compensação ambiental da Enercam e UHE Anita Garibaldi, no caso CTG Brasil de Abdon Batista.

O Parque Estadual Rio Canoas conta com o Centro de Visitação (CV), quatro trilhas, sendo que duas estão abertas à visitação pública a partir do dia 23, a Trilha do Cemitério (que além das paisagens naturais e peculiaridades do meio ambiente, traz informações sobre o histórico cultural do local) e a Trilha da Lagoa (com maior apelo ao ciclo das águas). A Trilha das Águas e a Trilha do Lajeado Roberto estão em construção. Leila Albert ressalta que a co-gestão da Unidade de Conservação pela OSCIP Grimpeiro se dá por meio de compensação ambiental e envolve manutenção do parque, bem como o uso público, neste aspecto, atendimento de escolas e universidades e pesquisadores, por exemplo. “A partir do dia 23, o Parque Estadual Rio Canoas estará aberto da quarta a domingo, sendo que o horário de funcionamento de quarta a sexta-feira será das 09h às 17hs e aos sábados e domingos das 13hs às 18hs, com agendamento pela pagina da unidade de conservação no facebbok ou por meio do telefone whatsapp”, informou. O telefone é o  (49) 9 – 9836-4969.

joomplu:39453

O Parque Estadual Rio Canoas está aberto a pesquisas por meio de autorização solicitada previamente.  Atualmente duas pesquisas estão em andamento na Unidade de Conservação, uma abordando a infestação de pinus e outra sobre o geoprocessamento da área do parque e entorno. O parque, porém, já foi objeto de pesquisa em 14 projetos em várias áreas, tanto fauna, quanto flora. “É um campo vasto, o parque é relativamente novo, tem apenas 14 anos e ainda uma grande demanda de pesquisa, estamos de portas abertas às universidades”, declarou Leila Albert.

Por ser uma Unidade de Conservação na modalidade parque, é permitida visitação e uso público, com o devido acompanhamento. A empresa Campos Novos Energia S/A – ENERCAN – adquiriu e repassou ao Governo do Estado a área de 1.133 hectares onde foi criado o PERC, como parte da compensação ambiental referente ao licenciamento do Aproveitamento Hidrelétrico de Campos Novos no Rio Canoas.

joomplu:39454

O ambiente do Parque é predominantemente florestal e as matas do PERC representam um importante refúgio para uma grande diversidade de animais. “Desde que a OSCIP Grimpeiro iniciou os trabalho na co-gestão do parque fazemos o trabalho de monitoramente de fauna e de transgressão. Temos vários registros de animais expressivos como o leão-baio, o gato maracajá e servos diversos, entre outros. Uma das principais características ou destaques do Parque Estadual Rio Canoas é o grande corredor ecológico com diversidade genética e de animais muito grande. E, além disso, o Parque é um grande fornecedor de água para o entorno, temos várias nascentes e fontes”, detalhou o engenheiro florestal da OSCIP Grimpeiro, Michel Casal. A OSCIP Grimpeiro conta ainda com os profissionais Thays Casal (bióloga), Felipe Dutra e Vitor Souza (Monitores de Trilha) e acompanhamento do presidente da Organização Jarez Caméra.

Fonte: Informações constantes do Plano de manejo do Parque Estadual Rio Canoas. Instituto do Meio Ambiente, entrevistas de profissionais e texto da ASCOM ADR Campos Novos.