Último dia do inverno será de sol e temperatura em elevação em Santa Catarina
O último dia do inverno terá a presença de sol e poucas nuvens no Oeste, Meio-Oeste e Sul de Santa Catarina. No Litoral e Norte do Estado, haverá sol com muitas nuvens e chance de chuva fraca no período noturno. A temperatura estará em elevação durante o dia. O vento sopra de Sudeste a Nordeste do Oeste ao Litoral Sul, e de Sudeste a Leste nas demais regiões. Conforme o setor de meteorologia da Epagri/Ciram, a massa de ar frio e seco se afasta para o oceano, favorecendo a entrada de umidade em parte de Santa Catarina.
Condições do mar
Nesta quarta-feira, as condições para navegação de pequenas e médias embarcações e atividades de pesca ficam desfavoráveis no Litoral de Santa Catarina, devido a ondas altas, com picos de 2,5m a 3m.
Essa condição, aliada à maré astronômica (amplificada pela lua cheia) pode ocasionar alagamentos isolados especialmente nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rodovia Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville e Tijucas. Recomenda-se especial atenção para os horários abaixo:
Primavera
A primavera começa nesta quinta-feira, às 11h21, no Hemisfério Sul. Em Santa Catarina, os primeiros dias da primavera, até o final de setembro, serão de sol na maior parte das regiões. As frentes frias passam pelo Litoral Sul do Brasil, mas sem provocar chuva significativa. Ciclones extratropicais devem atuar na costa Sul do Brasil, provocando mais dias com forte agitação no mar.
Em outubro, é esperada uma maior frequência das chuvas em relação à setembro, e com totais mais elevados, principalmente no Oeste, onde a precipitação do mês normalmente supera os 250mm em alguns municípios. É típico, nesta época do ano, a ocorrência de temporais no Estado, com pancadas de chuva forte, raios e granizo. Os temporais são ainda mais frequentes no Oeste, Meio-Oeste e Planalto. Essas regiões recebem maior influência do transporte de umidade vindo do Norte do país e dos sistemas de baixa pressão que se intensificam no Paraguai.
As massas de ar frio não serão tão intensas como as que atingiram o Estado nos meses de outono-inverno, mas ainda serão observadas em SC pelo menos até a primeira quinzena de outubro, declinando as temperaturas especialmente na Serra e áreas mais altas do Meio-Oeste, com geada isolada.
Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006