Udesc receberá homenagem da Alesc pela passagem de seu cinquentenário
A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) promoverá nesta quarta-feira, 27, às 19h, uma sessão especial em homenagem à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), pela passagem do cinquentenário. A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Leonal Pavan.
A universidade foi criada em 20 de maio de 1965 por meio do Decreto 2.802, do Governo Celso Ramos. “A Udesc é vocacionada para o desenvovimento regional e a primeira multicampi do país, e desde então presta relevantes serviços à sociedade catarinense como referência nacional no ensino superior público e gratuito”, destaca Pavan.
Na sessão especial, o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa e os 12 diretores das unidades da instituição serão homenageados representando toda a comunidade acadêmica. Além disso, haverá a exibição de um documentário sobre a história da universidade, produzido pela TVAL, e a apresentação do Coral da Udesc.
“O reconhecimento da Alesc é importantíssimo já que estamos vivendo nosso melhor momento, sendo a primeira em Santa Catarina em cursos de graduação e a quarta melhor universidade estadual do Brasil”, diz Sousa.
A expectativa do reitor é que, até quarta-feira, o projeto de lei que repõe as perdas inflacionárias dos professores e técnicos da Udesc, em tramitação na Alesc desde 14 de abril, seja aprovado.
Vocacionada para o desenvolvimento
A Udesc chega aos 50 anos com uma estrutura multicampi, com 12 unidades distribuídas em dez cidades do Estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil, além de 27 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC).
Os cursos oferecidos são das áreas de saúde, tecnologia, educação, arte e socioeconômicas, sempre voltados para o perfil das regiões catarinenses.
São 15 mil alunos distribuídos em 53 cursos de graduação e 38 mestrados e doutorados. Mais de 95% dos professores efetivos são mestres e doutores.
O ingresso na universidade pode ser feito por vestibulares (Verão e Inverno), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e editais de transferência. São oferecidas mais de três mil vagas todos os anos, sendo 20% delas para estudantes de escolas públicas e 10% para alunos negros.
A Udesc mantém 142 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), nas oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.
Os professores e alunos da Udesc realizam cerca de 500 ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo. As ações gratuitas beneficiam mais de 600 mil pessoas anualmente.
A Udesc oferece completa estrutura, como bibliotecas e laboratórios, em todas as suas unidades. A instituição conta ainda com outros diferenciais, como o Hospital Veterinário, o Laboratório de DNA, a Clínica Escola de Fisioterapia, o Museu da Escola Catarinense, a Editora Universitária, o Escritório de Direitos Autorais e três emissoras de rádio FM.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143